Mamografias realizadas na Rede de Saúde aumentam 70%
Mamografias realizadas na Rede de Saúde aumentam 70%

Mais de 17 mil mulheres de 50 a 69 anos fizeram o exame preventivo de câncer
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) realizou, no período de janeiro a maio de 2013, 17.712 mamografias na rede de saúde entre as mulheres na faixa prioritária (50 a 69 anos), o que representa um aumento de 70% comparados ao mesmo período do ano passado, que registrou 5.354 exames.
A mamografia é o método mais utilizado para o diagnóstico precoce do câncer de mama e deve ser feito anualmente. “É recomendável que, a partir dos cinquenta anos, as mulheres comecem a realizar o exame anualmente para rastreamento do câncer de mama. Caso haja alguma alteração no exame físico, é recomendável fazer a partir dos 40”, relata o ginecologista e diretor do Hospital Materno Infantil de Brasília, João rocha Vilela.
Segundo o mastologista Farid Buitrago Sanchez, oaumento na proporção de brasilienses que se submeteram ao exame de mamografia está condicionado à ampliação e à qualidade dos serviços oncológicos. “A carreta da mulher tem sido a protagonista no crescimento do número de exames além dos aparelhos estarem funcionando plenamente em todo o DF”, explicou.
Além de três Carretas da Mulher que percorrem todo o Distrito Federal, a rede de saúde oferece o exame em mais sete hospitais - Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital de Base, Hospital da Asa Norte, Hospital de Taguatinga, Hospital de Sobradinho, HUB e Central de Radiologia de Taguatinga.
A marcação para realizar o exame de mamografia é feita por meio dos Centros de Saúde da rede que remanejam as vagas para os hospitais.
Carreta da Mulher
A Carreta esteve pela primeira vez em Samambaia, entre novembro e dezembro do ano passado, quando realizou quase três mil exames. Atualmente, a SES/DF conta com três unidades móveis, que já percorreram várias cidades do DF. Desde março de 2012, já foram feitos mais de 59 mil exames.
Moradoras de São Sebastião, Samambaia e do Recanto das Emas são beneficiadas pelos serviços prestados nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Locais:
Carreta 1: Fica até o dia 17/07 em Samambaia – Quadra 431
Carreta 2: Fica até o dia 12/07 em São Sebastião – Área Rural
Carreta 3: Fica até o dia 19/07 em Recanto das Emas – Água Quente
Ana Luiza Greca