01/09/2025 às 08h51

Morango do Amor: doce do momento pede cuidado extra com o seu sorriso

Camada dura de açúcar que envolve a fruta pode provocar feridas na boca e até quebrar dentes

Yuri Freitas, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti

Ele está nas feiras, nas redes sociais, nos encontros de família e até nas portas das escolas. O famoso morango do amor combina morango fresco com uma calda crocante de açúcar — uma tentação para os olhos e o paladar! Mas atenção: além de favorecer o aparecimento de cáries quando consumido com frequência, a camada dura de açúcar pode provocar pequenas feridas na boca e até mesmo fraturas dentárias, especialmente se houver restaurações, dentes mais frágeis ou sensibilidade.

Quem faz esse alerta é a gerente de Serviços de Odontologia da Secretaria de Saúde (SES-DF), Daniela Marques de Sousa. A especialista explica que o consumo excessivo de açúcar é um dos principais vilões da saúde bucal, pois está diretamente relacionado à cárie dentária. “Isso ocorre porque as bactérias presentes na boca transformam o açúcar em ácidos que corroem o esmalte dos dentes. Além disso, dietas ricas em açúcar favorecem inflamações gengivais, aumentando o risco de gengivite e doença periodontal, que podem levar à perda dentária”.

A especialista lembra que o açúcar contribui para a erosão dentária e o desequilíbrio da microbiota oral, prejudicando a saúde geral da boca. “Por isso, reduzir o consumo e manter uma boa higiene oral são medidas essenciais para prevenir essas e outras doenças”, reforça.

Abaixo seguem as principais orientações para manter a saúde bucal em dia:


Tratamento na rede SES-DF

Para realizar tratamento odontológico na SES-DF, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, levando documento de identificação, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver) — ou realizar o cadastro no local. Para encontrar a sua unidade de referência, acesse aqui.

Na UBS, é preciso solicitar o atendimento odontológico na recepção ou diretamente com a equipe de saúde bucal. Caso seja necessário um tratamento mais complexo, o profissional de odontologia fará o encaminhamento para um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da SES-DF.