18/07/2013 às 19h22

Novo serviço reduz espera por atendimento na pediatria de Planaltina

Hospital implanta pronto atendimento infantil

A redução no tempo de espera na emergência infantil em até quatro horas é o principal benefício do novo serviço de pronto atendimento da Pediatria do Hospital de Planaltina, destinado às crianças menos graves, classificadas na triagem com as cores verde e azul.

Com isso, o tempo de espera para atendimento passou de seis para duas horas em média para azul, e de quatro horas, para 45 minutos, para os casos classificados com a cor verde. Em média são atendidas 40 crianças por dia, 20 pela manhã e 20 à tarde.

Segundo o coordenador da Política de Humanização do HRP, Fábio Tomás da Silva, a criação do serviço agilizou o atendimento, gerando redução na demanda de pacientes que superlotam a emergência. “Desafogamos o pronto socorro e diminuímos o tempo de espera”, diz.

Aprovação - A rapidez no atendimento foi comprovada pela autônoma Ágata Rodrigues. “Minha filha, com cinco meses, estava resfriada e foi classificada como verde. Cheguei ao hospital e logo fui chamada. Fiquei muito satisfeita”, relata.

A dona de casa Kássia Santos, também aprovou a criação da sala. “Estive no hospital anteriormente com meus filhos, mas desta vez fui atendida rapidamente”, diz.

O serviço de pronto atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma médica e uma técnica de enfermagem. Depois de classificadas as crianças são chamadas de cinco em cinco e encaminhadas para a auxiliar de enfermagem até a sala de espera para serem atendidas.

Tatiane Gomes