Pacientes com perda de movimentos em traumas contam com reabilitação no HBDF
Pacientes com perda de movimentos em traumas contam com reabilitação no HBDF
Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DFAtendimento à imprensa:(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Ambulatório realizou mais de 5 mil atendimentos em 2013
Há 37 anos, o Núcleo Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Base vem ajudando pacientes a se recuperarem totalmente de traumas e cirurgias invasivas. Só no ano passado foram 5 mil consultas e sessões realizadas aos pacientes com traumas graves, sequelas e cirurgias de tumores.
O serviço ambulatorial de Fisioterapia do HBDF atende uma média de 16 pessoas diariamente e tem o objetivo de cuidar dos casos de lesões e sequelas pós traumas com perdas de movimentos das mãos e membros e mulheres mastectomizadas - ambos são os casos mais numerosos do hospital.
A paciente Angela Riane, 35, é um dos exemplos de sucesso. Ela sofreu, no ano passado, um acidente em que cortou os tendões da mão direita. O corte profundo impossibilitou Angela de fazer movimentos e atividades laborais e dia-a-dia, deixando sequelas.
"Hoje, após três meses de sessões de fisioterapia receberei alta e retornarei ao trabalho. Estou muito feliz. Ficar impossibilitada de fazer o meu trabalho como sempre fiz é muito ruim tanto psicologicamente como fisicamente", conta.
Segundo o especialista André Luiz Maia, o acompanhamento com fisioterapia e terapia ocupacional desses pacientes é essencial. "Nas mastectomizadas, há casos em que precisar retirar boa parte da musculatura e também da glândula axilar e isso pode causar o "linfedema" que é um inchaço nos braços devido a uma perturbação ou obstrução na circulação linfática. Nos casos de traumas também pode haver muita perda de movimentos e isso prejudica muito o paciente. É essencial o atendimento de fisioterapia nesses casos", destaca.
Serviço
O ambulatório de Medicina Física e Reabilitação funciona diariamente nos das 7h às 12h e das 13h30 às 18h. A marcação deve ser feita no próprio ambulatório e deve ter encaminhamento do médico.