Pacientes e profissionais de saúde comemoram aniversário do Cadh/Cadhin
Pacientes e profissionais de saúde comemoram aniversário do Cadh/Cadhin
Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto e Infantil completou oito anos nesta semana
Yuri Freitas, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
O Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto e Infantil (Cadh/Cadhin), unidade de referência que atende a população da Região Leste de Saúde do Distrito Federal, completou oito anos de funcionamento, nesta quarta-feira (10). Servidores e pacientes participaram de uma tarde de celebração, que contou com exercícios de relaxamento, teatro de fantoches, oficina de alimentação saudável, exposição sobre saúde bucal, música ao vivo, bingo e sorteio de brinquedos às crianças.

O Cadh/Cadhin acolhe pacientes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1 ou 2, ou que apresentem hipertensão arterial sistêmica (HAS) de risco alto ou muito alto. As marcações de primeira consulta são feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Apenas em julho desse ano, o centro atendeu 50 pacientes em primeira consulta e 180 de retorno.
A médica endocrinopediatra do Cadh/Cadhin, Emanuella Vital, ressalta o caráter interdisciplinar do centro especializado, que reúne profissionais das mais variadas especialidades, como neurologia pediátrica, nutrição clínica, enfermagem, psicologia, nefrologia e endocrinologia, dentre outras. “Observamos que há um ganho de qualidade de vida muito grande para o paciente. Ter acesso a todos esses especialistas em um só lugar, ao fazer uma consulta, representa um ganho tanto para o paciente como para o profissional que espera a melhora”.
Mayara Batista, à frente da Diretoria Regional de Atenção Secundária (Dirase) da Região Leste, concorda. Segundo a diretora, “o serviço veio para fazer a diferença na vida dos pacientes que precisam desse tipo de atendimento para doenças com alto e muito alto risco, especificamente diabéticos e hipertensos”.

Atenção especializada
Presente na comemoração, a dona de casa Maria das Dores relembra do apoio que recebeu de toda a equipe do Cadh/Cadhin quando precisou trazer sua filha Isabella, de 4 anos, à unidade pela primeira vez. “Quando me falaram que ela tinha diabetes tipo 1, eu fiquei desesperada – caçava o chão e não achava. Passei 16 dias com ela aqui, mas os profissionais ficaram do meu lado, nunca faltou o apoio deles, de jeito nenhum, ” conta.
O Cadh/Cadhin é um dos três centros especializados disponíveis no DF para pacientes com diabetes mellitus (tipo 1 ou 2) e HAS de alto ou muito alto risco, associados ou não. As outras unidades estão localizadas no Guará, o Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic); e na Asa Norte, o Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh).