Policlínica/Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho oferece reabilitação pós-covid
Policlínica/Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho oferece reabilitação pós-covid
Veja como funciona e como receber atendimento no local
LÍVIA DAVANZO I EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA I DA AGÊNCIA SAÚDE-DF
As sequelas pós-covid são variadas e podem envolver a parte neurológica dos pacientes. Clarice Barbosa, 36 anos, contraiu a doença em junho de 2020 e, após sentir dor de cabeça, febre, tosse e coriza procurou atendimento médico, com suspeita de Covid-19. Ela então fez o teste que confirmou o diagnóstico para a doença.
Com 10 dias de sintomas, começou a notar dormência nas mãos e língua. A moradora de Sobradinho foi para o Hospital Regional de Sobradinho, onde ficou três dias. Em seguida, deu entrada no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e passou mais sete dias internada.
Clarice, que atua como doméstica, teve perda e limitações nos movimentos e comprometimento na fala. De início, fez tratamento com neurologista ainda no HUB e, depois, passou a fazer sessões com fonoaudióloga também no hospital.
Em janeiro deste ano, Clarice chegou à Policlínica/Ambulatório de Saúde Funcional de Sobradinho para receber reabilitação neurológica pós-covid com fisioterapia e terapia ocupacional. O tratamento iniciou-se pela fisioterapia e, atualmente, passa por sessões semanais na terapia ocupacional.
Segundo a terapeuta ocupacional Juliana Costa, que acompanha Clarice, o tratamento é realizado de maneira individualizada e de acordo com a queixa de funcionalidade do paciente. “A duração é variada, pois depende de cada quadro de evolução”, pontua.
Atuação do terapeuta ocupacional
Juliana explica que a terapia ocupacional reabilita o paciente a fim de que ele tenha maior autonomia possível para realizar suas atividades de vida diária, como lazer, trabalho e autocuidado. No caso de Clarice, ela relembra que não realizava atividades básicas sozinha. “Não conseguia comer, tomar banho e me vestir sem ajuda”, desabafa.
Hoje, após o tratamento, a paciente já apresenta melhora em seu quadro funcional. “As mãos não tremem mais, já tomo banho e me visto sozinha”, relata. A terapeuta ocupacional explica que os principais exercícios no caso de Clarice são para retomar o equilíbrio e a coordenação motora tanto global quanto fina. Além disso, ela faz bicicleta manual para a parte cardiorrespiratória.
“O atendimento é nota 10. Eu me sinto muito melhor e feliz em poder retomar minhas atividades”, comenta. Ela destaca a atenção de Juliana e celebra cada passo a mais no tratamento. Apesar de ainda precisar da ajuda de um andador, já senti melhora no equilíbrio como um todo.
Sequelas
De acordo com Juliana, os pacientes encaminhados para o ambulatório apresentam sequelas que comprometem a autonomia e a qualidade de vida. “As sequelas neurológicas pela Covid-19 podem ser relacionadas a queixas de convulsão, cefaléia, perturbação dos sentidos, falta de coordenação, fadiga, vertigem, dormência e AVC”, relata.
A terapeuta ocupacional revela ter tido bons resultados na reabilitação neurológica pós-covid. Ela alerta que quanto antes for iniciado o tratamento, melhores são as chances de bom prognóstico.
Outros atendimentos
O ambulatório realiza atendimentos na área de fisioterapia e terapia ocupacional ortopédica, neurológica adulto e neuropediátrica, além de atendimento psicológico.
Como ser atendido
Os pacientes chegam ao local via regulação. Com o encaminhamento médico, ele pode ir até a unidade básica de saúde mais próxima realizar o agendamento. O ambulatório atende moradores da Região de Saúde Norte.
Endereço: Quadra 8 – Área Reservada – Sobradinho