Projeto inicia capacitação de profissionais de residências e preceptorias
Projeto inicia capacitação de profissionais de residências e preceptorias
Iniciativa nacional busca elevar qualidade das formações, fortalecendo a atuação no SUS
Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
O projeto de Desenvolvimento em Gestão e de Especialização de Residências e Preceptorias do Sistema Único de Saúde (DGPSUS) iniciou nesta quarta-feira (5). O objetivo é capacitar os profissionais de saúde envolvidos no ensino, promovendo uma formação de qualidade.

Na abertura do programa regional, a coordenadora de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF), Vanessa Dalva Guimarães, apontou que o projeto irá impactar a rede do Distrito Federal como um todo.
"Queremos uma residência padrão ouro nas unidades da capital. Ações de capacitação e de profissionalização são fundamentais para que o preceptor se sinta confiante na hora de ensinar os residentes, preparando-os da melhor maneira", disse a coordenadora.

O coordenador-geral substituto em Residências em Saúde do Ministério da Saúde, Alison Sampaio Lisboa, concordou. Para ele, qualificar a força de trabalho é aprimorar os serviços oferecidos no SUS. “Quando pensamos em padrão de qualidade, pensamos nesse projeto", avaliou.
Sobre o programa
O DGPSUS é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e Hospital Sírio-Libanês.
As ações do DGPSUS são desenvolvidas em triênios. Para o período 2024-2026, além da oferta de dois cursos que capacitam os profissionais de residência e preceptoria, as atividades incluem workshops e avaliação por competências nas Residências em Saúde, bem como um curso de aperfeiçoamento para a Formação do Banco de Avaliadores de Programas de Residência.