Reformas na UBS 8 de Ceilândia beneficiarão 28 mil habitantes do P Norte
08/06/2020 às 10h23
Reformas na UBS 8 de Ceilândia beneficiarão 28 mil habitantes do P Norte
Enquanto isso, atendimento à população é realizado na UBS 11 do Setor “O”
LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE
As reformas incluem desde a troca e reparo das redes elétrica e hidráulica, pintura, ampliação dos consultórios, reforma de portas danificadas, recuperação de esquadrias, construção de paredes e divisórias, instalação de novas portas de acesso, entre outros reparos. Para o morador do P Norte e líder comunitário Edson Batista, a reforma da unidade veio em boa hora. “Ela tinha mais de 30 anos e só no governo Ibaneis houve alguma melhoria. Esse tipo de obra beneficia muito a comunidade, que só tem a agradecer”, comentou. Enquanto as obras estão em andamento, o atendimento à população foi remanejado em maio para a UBS 11 da cidade, localizada na EQNO 17/18, do Setor “O”. Segundo a gerente da UBS 8, Cristiana Gonçalves, a medida é necessária para garantir o melhor atendimento a comunidade do P Norte. “Pedimos a compreensão de todos os pacientes neste período, pois sabemos que mudar a rotina não é uma tarefa fácil. Mas essa mudança é necessária para melhorar toda a estrutura da unidade, além de garantir mais conforto e qualidade nos atendimentos prestados à população”, afirmou Cristiana Gonçalves.
PROJETO – Iniciativa do GDF em parceria com o Instituto Tellus, o projeto para reformar a UBS 8 tem patrocínio de uma empresa privada, previsto em contrato com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para a obra especificamente, serão investidos cerca de R$ 759 mil. “É um projeto mais completo, que além de revitalizar a infraestrutura, também vai melhorar a qualidade do atendimento para o usuário. Os servidores receberam treinamentos para ampliar as práticas de atendimento humanizado à população”, informou Marco Willian, gerente do projeto pelo Instituto Tellus. A capacitação abordou temas como Comunicação Não-Violenta, Atendimento Humanizado, melhorias na gestão, entre outros. Dessa forma, aperfeiçoando ainda mais os servidores nas práticas de atendimento humanizado. A iniciativa envolveu uma série de profissionais e usuários para identificar as possibilidades de oferecer ainda mais humanização no atendimento, implantação de um novo modelo de prestação de serviços, envolvendo aspectos de organização de fluxos de trabalho e comunicação visual. Encontros e pesquisas para escutar a população e os servidores da Secretaria de Saúde apoiaram as definições do projeto.
MUDANÇA – Enquanto as obras continuam, as equipes de Saúde da Família e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) já prestam atendimento à comunidade da área abrangente da UBS 8 na UBS 11. Outro serviço que já foi transferido é o da farmácia, com a dispensação de medicamentos ocorrendo em um espaço preparado especialmente para essa função. Esse remanejamento envolveu o trabalho de cerca de 70 servidores. Além disso, todas as informações estão sendo prestadas aos usuários de ambas as unidades para garantir que a população não seja prejudicada com a mudança. Também foram afixados cartazes e faixas informativas nas duas instalações e nas vias próximas. Caso necessite de mais esclarecimentos, o cidadão pode procurar a gerência da unidade.