29/03/2022 às 23h16

Samu 192 DF possui atendimento qualificado em Saúde Mental para pacientes psiquiátricos

Serviço presta o atendimento pré-hospitalar e realiza acompanhamento clínico posterior

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) é responsável por prestar atendimento pré-hospitalar (APH) aos casos de emergências clínicas e traumáticas. Além de atender os chamados e fazer o resgate e transferência para hospitais, o Samu-DF ainda possui um Serviço de Saúde Mental, que teve início em 2013, atendendo de forma restrita a dias e horários comerciais. No entanto, desde 2016 o serviço passou a ser prestado 24 horas, de maneira ininterrupta.

 

O Serviço de Saúde Mental do Samu-DF oferece assistência psicossocial tanto de forma direta pré-hospitalar ao paciente na rua ou em domicílio, quanto na Central de Regulação. Já no Núcleo de Educação em Urgências, a experiência do Samu pode ser multiplicada para todos os colaboradores. De agosto a dezembro de 2021, o Samu promoveu, em conjunto com o Ministério da Saúde, uma capacitação para atendimentos de Saúde Mental para outros serviços. Foram três turmas com um total de 100 profissionais capacitados de outros Serviços de Atendimento Móvel de todo o Brasil.

 

 

“Os casos de saúde mental são atendidos por todas as viaturas de atendimento pré-hospitalar do Samu, incluindo o Corpo de Bombeiros, uma vez que acontecem em todo o território e de forma imprevisível, como é característico de situações de urgência”, observa o diretor do Samu-DF, Victor Queiroz Arimatea, “por isso a importância fundamental em investirmos em capacitação”, acrescenta.

 

“Às vezes temos pacientes com depressão ou algum transtorno psíquico, em surto, ou querendo tirar a própria vida, e o médico regulador, que faz o primeiro atendimento, percebe que é um paciente psiquiátrico, repassa a chamada para a baia da Saúde Mental, que acolhe esse paciente, e depois faz o acionamento de uma viatura para fazer o transporte até um hospital”, explica o gerente da Central de Regulação de Urgências, Walter Schroff.

 

 

Os serviços prestados de forma especializada abrangem a assistência psicossocial exercida por meio da viatura – Unidade de Suporte Avançado (USA) Saúde Mental –, e a estação de atendimento psicossocial, situada dentro da Central de Regulação de Urgências. Hoje, o Serviço de Saúde Mental do Samu é realizado por uma equipe multidisciplinar que tripula uma viatura de suporte avançado (USA): condutor socorrista, médico psiquiatra, assistente social ou psicólogo, e enfermeiro; além de outra equipe, que realiza os atendimentos telefônicos, e integram-se à atividade da Central de Regulação de Urgências.

 

O diretor Victor destaca que esse é um modelo exclusivo de trabalho, inovador no país, pois foi desenvolvido pelo próprio serviço. A equipe de Saúde Mental faz o acompanhamento posterior com este paciente, para avaliar a evolução clínica dele, por telefone e informações cadastradas no sistema.

 

Em visita à Central de Regulação do Samu 192 DF, o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, ressaltou a importância de expandir o atendimento em Saúde Mental, pois é um modelo a ser adotado em todo o Brasil. “A regulação de Saúde Mental é um trabalho brilhante, não é somente um atendimento pré-hospitalar. O que é bom e está dando certo deve ser ampliado”.

 

Hoje, o Samu192 acolhe uma alta demanda em todo Distrito Federal, são cerca de 7 mil chamados ao ano somente de atendimentos destinados à Saúde Mental. O acionamento inicia sempre pela Central de Regulação, pelo telefone 192.