28/11/2013 às 19h32

Saúde abre licitação para construção de novos hospitais no DF

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DFAtendimento à imprensa(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Obras serão executadas por meio de parceria público-privada


A Secretaria de Saúde publicou no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira, 28, aviso de abertura de licitação referente à parceria público-privada para a construção e prestação de serviços de apoio de dois hospitais, um no Gama e a nova Unidade de Traumatologia no Hospital de Base, além das novas centrais de laudos e exames.

As propostas devem ser apresentadas no dia 14 de janeiro e serão julgadas pelo critério melhor técnica associada ao menor preço. O valor estimado é de R$ 6.1 bilhões para o período de 20 anos.

A parceria público-privada prevê, por conta do parceiro privado, a construção física das novas unidades, o fornecimento e implantação da infraestrutura, instalações, mobiliários clínicos e administrativos, a provisão de serviços de esterilização, enxoval, lavanderia, limpeza, coleta de resíduos, manutenção de equipamentos, manutenção predial, serviços de tecnologia da informação e comunicação, nutrição e dietética, telefonia, portaria, vigilância e logística intra-hospitalar.

Ao GDF caberá a gestão pública das unidades, a provisão direta de serviços assistenciais: corpo clínico e pessoal especializado para atendimento da população, médicos, insumos médicos-hospitalares e transporte de pacientes.

O edital pode ser retirado na Subsecretaria de Logística e Infraestrutura da Saúde, localizado no SAIN Parque Rural s/nº - Bloco “B”, Térreo, sala 39, Asa Norte - Brasília/DF, em dias úteis, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h, telefones: (61) 3348-2537 e (61) 3348-2538, mediante CD’R virgem ou pen-drive ou através dos endereços eletrônicos da Secretaria de Governo do Distrito Federal: http://www.governo.df.gov.br/home-ppp.html e da Secretaria de Estado de Saúde: http:// www.saude.df.gov.br/lei-de-acesso-a-informacao.html.

Novas Unidades
O novo Hospital do Gama, com sete pavimentos e área de 53.502 metros quadrados, terá 500 leitos, sendo 70 de UTI (inclusive neo-natal) e será referência em emergência clínica, cardiologia e pneumologia. A unidade de saúde atenderá até 1.100 pacientes por dia.

A nova unidade do Hospital de Base, com 13 andares e 28.639 metros quadrados de área a ser construída, será focada em trauma nível I e alta complexidade. Terá 150 leitos, sendo 50 de UTI e poderá atender até 800 pacientes por dia.

A Usina de Exames, a ser construída numa área de 2.800 metros quadrados, terá a capacidade de processar seis milhões de exames por ano e a Central de Laudos 1,44 milhões de imagens por ano, num prédio de 800 m2. As duas unidades serão construídas na SAIN Q. 4, ao lado do Hospital de Apoio de Brasília.