09/05/2024 às 18h00

Secretaria de Saúde designa supervisores e tutores para programas de residência

Profissionais foram aprovados no processo seletivo lançado no início do ano e estão designados para cumprirem as funções até 2027

Humbeto Leite, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou, nesta quarta-feira (8), a convocação dos candidatos aprovados para exercerem as funções de supervisores e tutores em Programas de Residência Médica. As nomeações foram publicadas nas Portarias 194, 195, 196 e 197 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nº 87/2024, páginas 25 e 26.

Foram designados supervisores para os programas de residência em cardiologia e de cirurgia torácica no Hospital de Base do Distrito Federal, dermatologia no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e do programa de residência multiprofissional em saúde do adulto e idoso, que também recebeu a designação de oito tutores. Todas as designações são válidas até 28 de fevereiro de 2027.

A Secretaria de Saúde do DF divulgou, nesta quarta-feira (8), a convocação dos candidatos aprovados para exercerem as funções de supervisores e tutores em Programas de Residência Médica. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Os profissionais designados foram aprovados no Processo Seletivo Regular para Preceptores de Ensino dos Programas de Residência em Área Profissional de Saúde, divulgado em 15 de janeiro de 2024.

O preceptor é o profissional que cuida da saúde da população e também tem o compromisso da formação em saúde. Responsável por ensinar tanto a prática como a teoria aos residentes nos cenários de ensino assistenciais da SES-DF, o preceptor supervisiona os médicos residentes em treinamento nos programas de residência, com o objetivo de formar especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES-DF é a instituição executora da Comissão Nacional de Residência em Área Profissional de Saúde do Ministério da Educação. A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs) e a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) são as instituições formadoras responsáveis pelos programas.