Secretaria de Saúde promove minicurso de Boas Práticas Ágeis em Feira de Soluções
Secretaria de Saúde promove minicurso de Boas Práticas Ágeis em Feira de Soluções
Exemplo de aplicação na pasta foi a construção de painéis e indicadores de saúde , oferecendo dinamicidade aos ciclos de projetos
Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
A tecnologia está cada dia mais ligada ao cotidiano da população. Na área da saúde não é diferente. O uso e o aprimoramento de ferramentas, softwares, tecnologia da informação (TI) e inteligência artificial (IA) também se tornam aliados. Um exemplo foi o minicurso de “Boas Práticas Ágeis”, apresentado na segunda-feira (27) na 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde - iniciativa realizada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. O método permite, entre outros pontos, que projetos tenham um ciclo mais dinâmico e possam ser implementados com maior rapidez.

Dentro da SES-DF, uma das aplicações das práticas ágeis está na elaboração de painéis e indicadores de saúde apresentados hoje na própria feira pela Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans). “Se fosse para pensar no painel dentro de uma abordagem tradicional de projetos, talvez estivessem desenhando-os até agora por conta da compilação e do processamento de dados”, explica o consultor de TI da SES-DF/Fiocruz, Jessé Gonçalves Rovira, responsável pelo minicurso.
A metodologia ágil permite, segundo ele, que ocorram mudanças ao longo do processamento, aproveitando o que já está disponível, mas considerando futuras melhorias e avanços na base de dados. Por conta da velocidade do mercado, o método de projetos mudou. “Surgiram outros mais avançados, com uma parte voltada ao ambiente de desenvolvimento de software, mas buscando trazer uma abordagem que permita identificar o uso dessas metodologias além da implementação na TI”, emenda Rovira.
Foco em inovação

A 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde é promovida pela SES-DF e pela Fiocruz Brasília, com patrocínio da FAP-DF. Até amanhã (29), o evento reúne especialistas e entusiastas da área de saúde para promover parcerias institucionais de ciência, tecnologia e inovação.
A oportunidade auxilia na identificação de atores e tecnologias regionais, estimulando a aplicação do conhecimento científico na busca de soluções a desafios em saúde no âmbito do DF.