Secretaria de Saúde realiza vacinação na Estação Feira no Guará
Secretaria de Saúde realiza vacinação na Estação Feira no Guará
Iniciativa visa atualizar cartão de vacina com tríplice viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
O programador Marcos Fraga, 50 anos, passava de bicicleta pela Estação Feira quando foi surpreendido pela equipe de vacinação da Secretaria de Saúde (SES-DF). A correria da rotina sempre o impedia de ir até uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas, desta vez, ele não deixou a oportunidade escapar. “Eu estava de passagem e resolvi parar. Às vezes, a gente não consegue tempo para ir até um posto, então encontrar essa ação aqui foi mágico. Agora estou protegido!”, contou
Com o apoio da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), profissionais da UBS 3 do Guará realizaram, nesta quinta-feira (28), das 8h às 17h, uma ação de vacinação com a tríplice viral na Estação Feira, no Guará. A iniciativa tem como propósito atualizar os cartões de vacina e ampliar a proteção da população contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A programação segue no sábado (30), na Feira do Guará, das 9h às 18h, na entrada das peixarias, ao lado da Administração Regional do Guará.

Para a enfermeira da UBS 3, Gabriela Barasuol, a estratégia de levar a saúde para espaços de grande circulação faz toda a diferença. “Muitas pessoas estão desinformadas ou não conseguem tempo para procurar uma unidade de saúde. Estar em locais públicos de passagem, como o metrô e a feira, facilita o acesso, aproxima a população da proteção necessária e amplia a cobertura vacinal”, ressaltou.
Quem também se beneficiou com a ação foi a auxiliar de serviços gerais Helena Moreira, 44 anos. “Achei bem bacana, porque às vezes a gente só trabalha e não tem tempo pra nada. Hoje mesmo aproveitei a oportunidade e me vacinei”, afirmou.

Esquema vacinal
No calendário de rotina, a recomendação é aplicar uma dose em bebês com 12 meses e completar com o reforço aos 15 meses. Caso a segunda dose não seja aplicada até os 29 anos, será necessário recebê-la para completar o esquema iniciado na infância. Entre os 30 e 59 anos de idade, quem não tiver sido vacinado deve receber dose única. Profissionais de saúde, independentemente da idade, precisam de duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
As doses também estão disponíveis em todas as salas de vacina da rede pública. A lista completa pode ser consultada no site da SES-DF.
