Semana de orientação farmacêutica no Gama
Semana de orientação farmacêutica no Gama
Informações sobre riscos da automedicação
A equipe de farmacêuticos do Hospital Regional do Gama (HRG) realizará a IV Semana de Orientação Farmacêutica, de segunda a quinta-feira (5 a 7), das 14h às 17h, no hall de entrada da unidade e no dia 08 (quinta-feira), no centro de saúde 04, com o objetivo de sensibilizar pacientes, visitantes e profissionais de saúde sobre os riscos e reações adversas da automedicação.
“Durante a semana vamos prestar orientações sobre as diferenças entre medicamentos genéricos, similares e de referência, riscos da superdosagem , da dependência química e dicas para prevenir intoxicações medicamentosas em idosos e crianças”, informa o farmacêutico Paulo Marcos Nascimento.
Paulo Marcos acrescenta que também serão repassadas informações como acondicionamento adequado dos medicamentos, para evitar alterações na composição e destinação final do produto que está fora de prazo de validade.
Conforme a enfermeira Cláudia Beatriz Nogueira, da gerência de Hotelaria da Secretaria de Saúde, o descarte correto de medicamentos fora do prazo de validade evita danos ao meio ambiente. “A orientação da SES, em casos de medicamentos vencidos, é que os usuários encaminhem os produtos ao centro de saúde mais próximo de sua residência”, destaca a enfermeira.
Este ano, o evento conta com o apoio de profissionais de nutrição que irão abordar a importância da alimentação e hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida.
Dicas importantes:
- Evite a automedicação;
- Consulte o médico, ele é o profissional indicado para receitar o medicamento a ser utilizado;
- Não tome medicamentos no escuro. Se usar óculos, esteja com eles ao medicar-se;
- Não tome medicamentos com sucos, chás ou refrigerantes, tome com água e no horário correto;
Orientações para evitar acidentes com idosos e crianças:
- Cuidado com medicamentos prescritos por outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas. Cada organismo reage de forma diferente;
- Peça ao médico que esclareça bem os horários e as doses a serem tomadas. Em casos de dúvida procure um farmacêutico;
- Não troque os medicamentos de embalagens e verifique a validade sempre que possível;
- Em caso de idoso, um familiar deve acompanhar as consultas médicas;
- Não dê às crianças medicamentos indicados por parentes ou vizinhos e nem medicamentos prescritos para outra criança;
- Ao comprar um remédio confira com a receita médica;
- Evite a pressa ao medicar uma criança.Ela pode tossir ou engasgar. Se houver vômito ou derramamento, não dê doses extras sem antes consultar o médico;
- Nunca diga às crianças que o medicamento é um “doce ou uma bala”;
- Os medicamentos devem ficar em locais frescos, longe do calor, da luz ou da umidade (não devem ser guardados na cozinha ou banheiro);
Eliane Simeão