SES-DF é premiada em um dos maiores eventos de saúde pública do mundo
SES-DF é premiada em um dos maiores eventos de saúde pública do mundo
Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos se destacou no XXXVIII Conasems, realizado em Belo Horizonte
Thaís Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) participou do XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) – considerado o maior e mais importante evento de saúde pública do Brasil e um dos maiores do mundo. Na última semana (17), a Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (RHAMB) do DF foi premiado na 20ª Mostra “Brasil, aqui tem Sistema Único de Saúde (SUS)”. Ao todo, 13 projetos da pasta foram divulgados na edição.
“Nós tivemos a honra e o privilégio de ter um dos trabalhos selecionados e premiados na modalidade por região. Isso porque os hortos envolvem uma discussão sobre segurança alimentar e saúde do trabalhador, fazendo a comunidade participar ativamente da construção, da elaboração e manutenção dos espaços", explica o coordenador de Atenção Primária à Saúde (Coaps/SES-DF), Fernando Erick Damasceno.

Projeto transversal
A iniciativa premiada perpassa diversos temas, inclusive o de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e de mudanças climáticas, problemas enfrentados pela sociedade atualmente.
“A RHAMB ter sido reconhecida pelo Conasems como estratégia para o cuidado integral à saúde no DF é um passo para perceber a contribuição das práticas integrativas frente a questões atuais”, ressalta o gerente de Práticas Integrativas em Saúde (PIS) e coordenador da iniciativa na SES-DF, Marcos Trajano.
Uma ideia que deu certo
"O projeto comunitário nasceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Lago Norte, em 2018, quando eu era médico naquela comunidade. À época havia uma epidemia de arboviroses e, junto aos moradores, construímos uma proposta para ocupar o espaço degradado adjacente à UBS”, conta Trajano.
Atualmente no DF existem 31 hortos agroflorestais, distribuídos em 19 Regiões Administrativas nas sete Regiões de Saúde, sendo 28 em serviços públicos e mais 3 em apoio a iniciativas comunitárias. Todos receberam implantação de cultivos em regime biodinâmico, aproveitando recursos presentes no local, sem adubos sintéticos ou agrotóxicos. Os espaços promovem biodiversidade e sustentabilidade e fortalece o vínculo com a população.

Neste ano, com a aprovação da Portaria nº.137, de 15 de abril de 2025, a RHAMB foi oficialmente instituída no DF. O projeto que nasceu com o apoio da comunidade, hoje faz parte do ColabPIS, convênio celebrado entre a SES-DF, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). As instituições atuam em cooperação técnica e científica para desenvolvimento do projeto.
Conasems
Entre os dias 15 e 18 deste mês, o 38º Conasems reuniu gestores e diversos profissionais que fazem parte do SUS. O evento visa debater políticas públicas em saúde, inovações e projetos que deram certo nas secretarias estaduais.
A SES-DF foi representada pelos gestores da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação em Saúde (Setis), da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), da Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans) e da Coordenação de Atenção Primária (Coaps), além de representantes das superintendências das Regiões de Saúde do DF.