SES oferece vacina contra incompatibilidade sanguínea
SES oferece vacina contra incompatibilidade sanguínea
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226

Vacina é aplicada entre a 28ª e 32ª semanas de gravidez
A vacina conhecida como Rhogam ou Matergan (imunoglobulina para fator Rh) é oferecida às mulheres nos centros e maternidades da rede pública de saúde e previne doença de alto risco para o feto, causada por incompatibilidade sanguínea.
A diferença entre o sangue da mãe e do bebê é identificada no pré-natal, com o exame simples de tipagem sanguínea. Segundo a ginecologista e chefe da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), Lucila Nagata, existem duas formas de incompatibilidade: a dos tipos sanguíneos (A, B, AB , O) e a do Rh (positivo ou negativo).
“A do tipo sanguíneo é menos grave, podendo causar icterícia neonatal. A do Rh é mais crítica, resultando até no óbito do bebê”, explica a médica.
Quando identificada a incompatibilidade da mãe com o feto, a partir do teste chamado Coombs indireto, ou seja, o Rh da mãe é negativo (A -, B-, AB-, O-) e do bebê é positivo, é administrada a vacina entre 28 e 32 semanas da gravidez em todas as gestantes negativas com o objetivo de diminuir a chance de sensibilização. A vacina também é indicada para casos de sangramento durante a gravidez em mães com Rh negativo. Após a vacina a gestante não deve repetir o teste Coombs porque pode dar alteração no resultado.
“No momento do parto, o corpo da mulher com o Rh negativo produz anticorpos e ao se sensibilizar, pode prejudicar uma futura gestação. Esses anticorpos atacarão o sangue do próximo bebê provocando anemia grave que pode evoluir para uma insuficiência cardíaca e levar a morte o que chamamos de Eritroblastose fetal, doença causada pela incompatibilidade do sistema”, relata Lucila.
Por Ana Luiza Greca, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa: