Simpósio reúne profissionais que atuam na área de cirurgia de coluna do Hospital da Região Leste
Simpósio reúne profissionais que atuam na área de cirurgia de coluna do Hospital da Região Leste
Evento buscou promover atualização científica, troca de experiências e integração entre diferentes especialidades envolvidas no cuidado aos pacientes
Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan
Promover atualização científica, troca de experiências e integração entre diferentes especialidades foi o propósito do II Simpósio Multiprofissional do Serviço de Cirurgia de Coluna do Hospital da Região Leste (HRL). O evento, promovido pela Comissão de Pele, em parceria com o Núcleo de Saúde Funcional do hospital, foi realizado nesta segunda (15) e terça-feira (16).
Profissionais de saúde, residentes e estudantes das áreas correlatas participam do encontro, que reforça a importância do trabalho em equipe no cuidado aos pacientes com patologias da coluna vertebral. Na pauta de debates, estavam assuntos como práticas assistenciais, avanços terapêuticos e estratégias de atenção integral ao paciente.

Para a superintendente da Região de Saúde Leste, Maria de Lourdes Castelo Branco, o simpósio consolida o protagonismo da unidade. “O HRL é referência na rede pública do DF e o evento fortalece a valorização da equipe multiprofissional, oferecendo educação continuada e espaço para apresentar inovações que ampliam a qualidade da assistência", afirmou.
Expertise
A programação contou ainda com debates sobre temas como avaliação anestésica, distúrbios psiquiátricos associados a afecções da coluna, fluxos de atendimento, prevenção de lesões por pressão e fisioterapia em pacientes com lesão medular. Um dos destaques foi a apresentação da Referência Técnica Distrital (RTD) em neurocirurgia de coluna, Rosana Coccoli, sobre os tipos de cirurgias realizadas no HRL e os investimentos em tecnologia.
“Hoje temos no HRL tecnologias de ponta, equipamentos modernos e de alta qualidade, o que mostra o compromisso da instituição em oferecer um atendimento de excelência. Isso fortalece a equipe multiprofissional, amplia a qualidade do cuidado e inspira profissionais do SUS a seguirem confiantes diante dos desafios”, afirma.

O HRL é o único hospital da Secretaria de Saúde (SES-DF) que atende pacientes do DF e entorno com patologias na coluna vertebral que necessitam de intervenção cirúrgica. Em 2024, a unidade realizou cerca de 300 procedimentos de coluna, alguns com duração de até 12 horas. As operações contam com uma equipe formada por 13 ortopedistas e neurocirurgiões, além de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais.

Segundo Coccoli, em condições ideais, o serviço teria capacidade para realizar em torno de 12 cirurgias por semana, o que representaria aproximadamente 650 procedimentos por ano. “Dispomos de materiais, equipamentos e recursos humanos qualificados, mas é preciso expandir as outras áreas para otimizar o atendimento”, ressalta.
O acesso ao serviço se dá por meio da regulação. Se o caso for cirúrgico, o paciente fica internado e retorna para a sua regional apenas quando o tratamento estiver totalmente concluído. Caso não seja necessária a intervenção, é encaminhado para a unidade hospitalar de origem.
