25/05/2015 às 16h51

Superbactéria Klebsiella pneunoniae (KPC)

 

BRASÍLIA (25/5/15) - A Secretaria de Saúde nega a morte de um homem por Klebsiella pneunoniae (KPC), no Hospital Regional de Taguatinga, conforme veiculado nas redes sociais. A pasta esclarece que uma paciente com suspeita de contaminação por superbactéria foi avaliada por um pneumologista, no dia 19 de maio, e os resultados dos exames não confirmaram a contaminação por KPC.

A pasta esclarece, também, que a paciente de 79 anos apresentou insuficiência respiratória aguda. Os exames foram repetidos nesta segunda-feira (25) e os resultados devem ficar prontos em cinco dias. Por precaução, a paciente está em leito de isolamento, procedimento normal nestes casos.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que no HRT foram adotadas todas as medidas previstas no Protocolo de Precaução de Contato para evitar a disseminação de bactérias. Os profissionais usam luvas, gorro e avental, e os trocam antes de atender cada paciente.

Por fim, a Saúde destaca que faz um controle rigoroso para evitar infecções ou contaminações e reitera que não há motivo para pânico por parte da população ou servidores da rede.