Imunização (vacinação)
Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de representar um problema de saúde pública graças à ampla adesão da população à vacinação. Esse método continua sendo uma das estratégias mais eficazes para prevenir e controlar diversas doenças infecciosas. A poliomielite, o sarampo, a rubéola e o tétano são exemplos de doenças que foram significativamente controladas ou até mesmo eliminadas devido à implementação maciça de programas de vacinação. Essas são apenas algumas das doenças que eram comuns no passado e que as novas gerações conhecem apenas por meio de histórias.
No entanto, nos últimos anos, observa-se uma considerável redução das taxas de cobertura vacinal tanto no Brasil quanto no Distrito Federal. Essa queda representa um sério risco de reintrodução dessas doenças no país, sobretudo o sarampo e poliomielite. É crucial reconhecer que a vacinação não só protege os indivíduos vacinados, mas também contribui para a proteção de toda a comunidade, criando uma imunidade coletiva que impede a propagação das doenças.
No DF, toda a população pode se vacinar nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal. Para isso, basta comparecer a uma sala de vacinas, preferencialmente com o cartão de vacinação em mãos.
A área técnica de imunização do Distrito Federal é composta pela Gerência de Imunização e Rede de Frio, vinculada à Diretoria de Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Coordenação de Atenção Primária à Saúde – COAPS, que é responsável pelas ações de imunização nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica realiza um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Gerência de Rede de Frio do Distrito Federal e Área Técnica de Imunização GRF/DIVEP/SVS/SES-DF
Endereço: SGAP LOTE 06 BLOCO G, Parque de Apoio da SES/DF
CEP: 71.200-010
Telefone: (61) 3449-4445 Ramais 4445/4447
E-mail: grf.divep@saude.df.gov.br
Requisitos de Atendimento
Toda a população pode se vacinar nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Documentação Necessária:
· Documento de identificação válido
· Cartão de Vacina*
*Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é procurar a sala onde recebeu as vacinas e tentar resgatar o histórico de vacinação. Caso não seja possível, será vacinado de acordo com as vacinas preconizadas para cada faixa etária e será feito novo cartão.
**A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar. Ressalta-se que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.
Mais informações sobre vacinação