"AmamentAção”: Saúde participa de evento que promove aleitamento materno
"AmamentAção”: Saúde participa de evento que promove aleitamento materno
Organizado pela Secretaria da Mulher do DF, encontro homenageia doadoras de leite e conscientiza sobre importância do alimento ao desenvolvimento infantil
Isabela Graton, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura
Mãe de primeira viagem, Sofia de Araújo, 19, amamenta o pequeno José Miguel há dois meses. Na verdade, seu leite é alimento para muitos outros bebês. Assim que percebeu que estava produzindo mais do que o necessário, a moradora de Ceilândia entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para se cadastrar e começou a doar o excedente.
Sofia foi uma das mulheres homenageadas durante o evento “AmamentAção”, realizado nesta quarta-feira (20), na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia. “Achei uma iniciativa muito bonita porque, às vezes, nós, mães, passamos pelo puerpério e nos sentimos muito esquecidas e sozinhas. Então, é sempre bom ser reconhecida”, desabafou.

Segundo a nutricionista do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) Natália Gouvêa, a medalha dourada recebida pelas doadoras representa o importante papel que exercem na sociedade e na saúde pública.
“Sabemos que doar não é fácil. No cenário há um bebê pequeno, noites mal dormidas, bagunça e hormônios. Assim, dedicar um tempo para tirar o leite, com todo o cuidado que exige, é uma verdadeira doação de esperança e de si mesma”, afirmou a profissional.
O evento que recebeu mães e gestantes ocorreu no âmbito do Agosto Dourado, mês de conscientização do aleitamento materno. Organizado pela Secretaria da Mulher (SMDF), o encontro contou, ainda, com representantes das secretarias de Saúde (SES-DF) e de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). O objetivo foi orientar essas mulheres sobre seus direitos e desmistificar questões relacionadas à amamentação.

Cuidado e acolhimento
Para que as participantes se sentissem ainda mais acolhidas e valorizadas, foram disponibilizadas massagem, pintura gestacional, cortes de cabelo e maquiagem. Também foram oferecidos serviços de saúde como testes de Infecções Sexuais Transmissíveis (ISTs) e vacinação.
“Além das doadoras homenageadas, todas as participantes receberam presentes, bem como cuidados e tratamentos de beleza. Reconhecemos que a mãe que está na correria também precisa desse olhar e acolhimento", avaliou a subsecretária de Promoção das Mulheres da SMDF e uma das organizadoras do evento, Renata d’Aguiar.

Como doar
Toda mulher saudável que esteja em período de amamentação pode se tornar uma doadora de leite materno, independente da idade do bebê. No DF, o recolhimento pode ser feito em casa e direcionado a uma das 14 unidades de saúde.
As doações são entregues diretamente nos bancos de leite, em potes de vidro com tampas plásticas (como os de cafés solúveis), mas também é possível agendar o serviço pelo telefone 160 (opção 4) ou pelo site Amamenta Brasília. Após o cadastro, uma equipe do CBMDF entrega o kit de coleta e realiza o transporte até os BLH.
O leite materno é fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento de recém-nascidos, especialmente prematuros e de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais, protegendo-os contra doenças e reduzindo a mortalidade infantil.