04/10/2022 às 10h00

Ampliação do Hospital de Planaltina tem investimento de R$ 18 milhões

Há uma semana a unidade iniciou as obras do novo bloco auxiliar, que terá mais 30 leitos de enfermaria e nove de UTI

Jurana Lopes, da Agência Saúde-DF

As obras da ampliação do Hospital Regional de Planaltina (HRPl) começaram há duas semanas e seguem em ritmo acelerado. O investimento no hospital é de R$ 18,3 milhões e a unidade terá 30 leitos de enfermaria adulto (12 femininos e 18 masculinos), 13 leitos de internação pediátrica e nove leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além de nove cadeiras para diálise (sendo duas para diálise peritoneal). Ao total, serão 52 novos leitos.

Os atendimentos na unidade ocorrem normalmente, mudando apenas o fluxo de entrada de pacientes de alguns núcleos, como Ouvidoria, Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) e Serviço Social, em que o acesso está sendo feito pelo interior do hospital – área lateral.

O hospital vai ganhar mais 831,30 m² e uma UTI. Será construído o bloco auxiliar, composto por três pavimentos. O espaço ampliará a capacidade de atendimento do hospital e incluirá a implantação de UTI, áreas para internação adulta, pediátrica, diálise, odontologia, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, vacinação e vigilância epidemiológica, além de salas administrativas.


O HRPl foi inaugurado em 1976 e ao longo de 44 anos, nunca teve uma grande ampliação. Foto: Sandro Araújo - Secretaria de Saúde

“Com esta obra serão abertos novos serviços para a comunidade, além de criação de novos leitos, serviço de hemodiálise, unidade de terapia intensiva e serviços de enfermaria em áreas que ainda não existem na unidade”, explica a diretora administrativa da Região Norte, Kelly de Paula Lopes.

“É um dos hospitais mais antigos da rede e estava precisando muito dessa ampliação para melhor atender a população da região, que cresceu bastante nos últimos anos”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Além da construção do novo bloco, estão previstas ainda as reformas na Radiologia e no Laboratório, que vão possibilitar o aumento da capacidade de atendimento do hospital.

O HRPl foi inaugurado em 1976 e ao longo de 44 anos, nunca teve uma grande ampliação. A subestação de energia da unidade hospitalar também será ampliada e modernizada para suportar toda a ampliação do atendimento.