29/05/2017 às 16h40

Apoio disponibiliza treinamento de Teste do Pezinho para servidores

Capacitação é realizada uma vez ao mês até o final do ano

BRASÍLIA (29/5/17) – O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) promoverá, até o final deste ano, o Treinamento Teórico-Prático em Técnica de Coleta para Triagem Neonatal, conhecido como Teste do Pezinho. Os encontros ocorrem sempre uma vez ao mês, no auditório da unidade. O próximo será realizado em 1° de junho.

A capacitação é voltada para enfermeiros; técnicos de enfermagem e de laboratório; servidores da área da saúde lotados em maternidades, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Centros de Saúde, além de residentes da área. As reuniões são feitas das 8h às 12h.

Segundo Lilian Medeiros, coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Genética do HAB, o treinamento, que existe desde 2015, é essencial para os profissionais de saúde envolvidos no processo. "Ainda existe uma carência de informações por parte desses servidores com relação ao exame, pois muitos ainda não sabem que, no Distrito Federal, o teste é ampliado, de forma a contemplar, em média, 30 doenças genéticas graves, que caso não sejam diagnosticadas precocemente e tratadas o mais rápido possível, podem causar o óbito da criança", esclarece Lilian.

De acordo com a gestora, o treinamento é dividido em três etapas compostas pela parte teórica, onde são abordadas as doenças diagnosticadas pelo teste; a técnica da coleta, momento em que o profissional tem a oportunidade de realizar o exame no laboratório do HAB; e por uma visita técnica guiada ao laboratório para mostrar os equipamentos que garantem a precisão e qualidade do procedimento.

"Nosso principal objetivo é fornecer aos nossos usuários uma coleta realizada corretamente, a fim de agilizar a triagem de crianças com erros inatos de metabolismo e outras doenças detectadas pela Triagem Neonatal. É por meio do treinamento que garantimos a melhoria do serviço, para a partir dele alcançar a eficiência e eficácia do tratamento das doenças detectadas no bebe", explicou.

INSCRIÇÕES – Os servidores interessados podem inscrever-se pelo site http://servicoshab.online. Para isso, basta acessar o menu "NEPS", depois "Inscrições Cursos NEPS/HAB" e, por último, "Treinamento Técnicas de Coleta para Triagem Neonatal". Após esse processo, basta selecionar a data de participação.