08/11/2023 às 19h33

Bebês prematuros: ensaio fotográfico aproxima pais e filhos que chegaram antes do tempo

Registros fazem parte de série de ações na rede pública de saúde em alusão ao Novembro Roxo. Campanha chama a atenção ao universo da prematuridade e seus desafios

Leyla Bilich e Natália Moura, da Agência Saúde-DF

Nove meses para se transformar no bebê que conhecerá o mundo pela primeira vez. Nem sempre esse é o tempo que dura uma gravidez. E quando a criança chega antes do esperado, o nascimento vem acompanhado de uma série de riscos. O número de semanas ideais não fazem mais parte do plano e os abraços contínuos entre mãe e filho precisam esperar.

O objetivo do ensaio fotográfico na UTI Neonatal do Hospital Regional de Sobradinho é, principalmente, oferecer às mães um momento de proximidade durante o período de internação de seus bebês. Foto: Andreza Lopes

É assim para as mães e seus 23 bebês prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) do Hospital Regional de Sobradinho (HRS). A apreensão diária, contudo, foi dissipada pelo tempo de um ensaio fotográfico, no qual a distância provocada pela internação deu lugar ao toque e ao amor.

Na tarde de terça-feira (7), as lentes da fotógrafa Andreza Lopes registrou o início das boas lembranças entre os nenéns e suas famílias. Com a temática “Lutando Contra a Prematuridade”, o HRS dá continuidade às ações do Novembro Roxo, mês de eventos ligados à prematuridade. Mães e bebês ganharam, respectivamente, maquiagem e fantasias. Cada neném recebeu um kit com roupinhas e letras confeccionadas pela própria equipe do hospital.

O objetivo da atividade é, principalmente, oferecer às mães um momento de proximidade e recordação. “Esse é um cuidado importante com as mulheres e seus bebês assistidos por nós. Toda a equipe da Utin e da Ucin do hospital se empenha para criar boas lembranças, mesmo que no período da internação”, diz a coordenadora de Enfermagem da Utin do HRS, Valquíria Vicente da Cunha Barbosa.

Ação do HRS tem temática “Lutando Contra a Prematuridade” e dá continuidade às ações do Novembro Roxo, mês de atividades e eventos ligados à prematuridade. Foto: Andreza Lopes

Novembro é o mês internacional de conscientização sobre a prematuridade. O intuito é chamar a atenção para o aumento do número de partos prematuros, como evitá-los e informar sobre as consequências do nascimento antecipado tanto ao bebê, quanto à sua família e à sociedade.

Tradição em fotos

Os bebês da Unidade Neonatal (Uneo) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) também foram modelos por um dia, no final de outubro. O fundo do mar enfeitou os sorrisos clicados pelos fotógrafos Alessandra Moraes Oliveira Nardes, Marcos Bontempo dos Santos e Ricardo Khalil Lamia.

Desde 2016, a Uneo HRC faz o ensaio e a exposição das fotos em alusão ao mês da prematuridade. “É um momento que enche de orgulho todos os envolvidos. Tem muito amor e emoção. As mães, a equipe e os fotógrafos voluntários se unem para celebrar os pequenos guerreiros, que lutam bravamente para sobreviver”, relata a supervisora de Enfermagem da Uneo HRC, Raíssa Alves de Sousa.

“Esses registros ficarão guardados para sempre", diz emocionada Paloma Gonçalves, mãe do pequeno Isac de Jesus, um dos bebês da UTI Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia. Foto: Alessandra Moraes Oliveira Nardes/Marcos Bontempo dos Santos/Ricardo Khalil Lamia.

Neste ano, o tema foi “Um Mergulho na Unidade Neonatal do HRC”. Segundo a supervisora, a ação é um convite para se aprofundar no universo da prematuridade, conhecer os desafios, as lutas, as incertezas diante da nova vida e as vitórias dessas famílias.

Paloma Gonçalves é mãe do pequeno Isac de Jesus, um dos bebês da UTI Neo do HRC, e ficou emocionada durante as fotos com o filho. “Esses registros ficarão guardados para sempre. Toda vez que olharmos, vamos lembrar do que passamos e ver que deu tudo certo no final”, diz. “Aproveito para agradecer todo o cuidado da equipe do hospital com os bebezinhos prematuros e o carinho que eles têm, inclusive, com as famílias”, finaliza.

Psicóloga da Uneo do HRC, Denise Percílio destaca a importância do acolhimento à “família prematura”, que nasce junto ao bebê. “Nós, da equipe, precisamos entender esse bebê e a sua família. Estar na neonatologia não é algo mecânico.”

Em alusão ao mês da prematuridade, desde 2016, a Unidade Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia faz ensaios e exposições das fotos registradas por fotógrafos voluntários. Foto: Alessandra Moraes Oliveira Nardes/Marcos Bontempo dos Santos/Ricardo Khalil Lamia.

Novembro Roxo

Em 2023, a campanha global do Novembro Roxo traz o lema "Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares." A cor roxa simboliza a sensibilidade e individualidade, que são características típicas dos bebês prematuros.

Para celebrar o mês, diversas unidades da rede do DF planejam ações entre as famílias e os bebês. O foco será, entre outros, proporcionar momentos de leveza, descontração e suporte principalmente às mães que “vivem” nos hospitais. Além dos ensaios fotográficos, terão atividades como bingo, artesanato, cinema, rodas de conversas e música.

Para reforçar o Novembro Roxo, diversas unidades da rede do DF planejam ações entre as famílias e os bebês prematuros, a fim de proporcionar momentos de leveza, descontração e suporte. Foto: Andreza Lopes

Segue abaixo a programação:

‌Hospital Regional de Sobradinho (HRS)

08/11 – 16h - Importância do contato pele a pele (somente para os profissionais)
09/11 – 14h - Bingo com as mães
14/11 – 15h - Oficina de artesanato
17/11 – 15h - Sessão solene com a direção, servidores e mães
24/11 – 9h30 - Conversa de mãe para mãe‌

Hospital da Região Leste (HRL)

08/11 – Projeto Música nas Incubadoras
21/11 – 10h - Café da manhã com painel sobre o Novembro Roxo, o papel da equipe multidisciplinar e relatos de mães de prematuros‌

Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib)

14/11 – 8h - Sessão de cinema, rodas de conversa e distribuição de kits na Ucin Canguru
16/11 – Ensaio fotográfico para mães e bebês prematuros

Hospital Regional de Ceilândia (HRC)

17/11 – 8h - Café da manhã em homenagem às famílias de prematuros

‌Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)

17/11:
8h30 - Abertura
9h - Parto prematuro, causas e como prevenir
9h40 - Intervalo
10h - Medidas neuroprotetoras, ambiência
10h40 - Manuseio Mínimo
11h20 - Medicamentos mais usados na prematuridade
12h a 13h30 - Almoço
13h40 - Aspectos do desenvolvimento motor e respiratório
14h20 - Pele a pele e a promoção do aleitamento materno
15h - Atuação fonoaudiológica em prematuros
15h40 - Cuidados paliativos neonatais
16h20 - Quando o bebe chega antes: aspectos psicológicos da prematuridade
17h - Encerramento