08/04/2022 às 17h10 - Atualizado em 08/04/2022 às 17h10

Bombeiros são capacitados para atuar no combate à dengue

CAMILA HOLANDA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Treinamento ocorreu nesta sexta-feira (8) e os militares já começam as atividades no sábado

 

 

A Secretaria de Saúde, por meio da Direção de Vigilância Ambiental (Dival), passa a contar com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. Ao todo, 293 militares participaram de treinamento nesta sexta-feira (08).

 

“É um reforço que chega num momento muito importante”, destacou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache. Dados do último boletim epidemiológico da dengue mostram que o DF já ultrapassa 18 mil casos da doença. “Sem dúvida, os bombeiros vão nos ajudar a vencer essa situação, atuando para a diminuição dos casos”, acrescentou o secretário.

 

 

Os 293 militares foram capacitados para inspecionar imóveis, procurando possíveis focos e criadouros do mosquito. No treinamento, foram repassadas informações sobre a biologia do Aedes aegypti, como reprodução e hábitos desse inseto. Os participantes também receberam capacitação técnica para a ação em campo, como procedimentos de visita às residências e orientações para preenchimento de boletim. Os bombeiros também aprenderam um pouco sobre o LIRAa, Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, que monitora o índice de infestação nas regiões administrativas e, a partir do qual, são planejadas as ações de combate ao vetor.

 

 

O subcomandante geral do CBMDF, coronel Edimar Moura, enfatizou que a corporação já colabora com a Pasta no combate ao Aedes aegypti há um bom tempo. “Mesmo durante a pandemia, nós também atuamos em parceria com a Secretaria de Saúde no enfrentamento da dengue. Hoje mesmo, já temos 30 militares em campo e, após esse treinamento, teremos mais bombeiros à disposição”, destacou.

 

O pessoal capacitado nesta sexta-feira já começa a inspecionar imóveis neste sábado (9), em Planaltina, na região de Arapoanga, a partir das 8h.