13/08/2024 às 17h54

Caps AD III de Ceilândia comemora 15 anos

Centro de Atenção Psicossocial realiza acolhimento diurno e noturno, 24 horas por dia

Alexandre Álvares, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

Animação, comidas juninas e muita música marcaram o 15º aniversário do III Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de Álcool e outras Drogas (Caps AD) de Ceilândia. A festa realizada na última semana (8) foi organizada pela equipe de servidores e colaboradores com ajuda de usuários, parceiros e apoiadores da região e contou com a participação da comunidade e dos familiares e usuários do centro. A música ficou por conta da banda Os Malucos do Forró e a Galega do Forró.

Animação, comidas juninas e muita música marcaram o 15º aniversário do Caps AD III de Ceilândia. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

André Luiz de Souza, 50 anos, morador da região, iniciou o tratamento no Hospital São Vicente de Paula (HSP), quando foi internado, e em seguida foi acolhido no Caps AD III para dar sequência às terapias e tratamentos. Após um ano de alta médica, continua a participar das atividades do centro. “Venho para participar das terapias em grupo e aproveito para ver os amigos. Aqui também fornece as medicações e atendimento médico. A gente faz passeios e tem atividades e festas. Agora estou fazendo um curso de barbeiro, que consegui com a ajuda do Caps”, comenta André.

O Caps AD III de Ceilândia trabalha com pacientes que fazem uso de substâncias como álcool e outras drogas. O centro funciona como uma unidade de acolhimento diurno e noturno, 24 horas por dia. Os pacientes são atendidos por uma rede multiprofissional composta por assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros, psiquiatra, farmacêutico, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais da saúde.

André Luiz de Souza foi acolhido no Caps AD III para dar sequência às terapias e tratamentos. Mesmo após um ano de alta médica, continua a participar das atividades do centro. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Outra modalidade de atendimento oferecido no Caps é o “acolhimento dia”, em que os pacientes permanecem na unidade para realizar atividades terapêuticas e são assistidos com medicações, dieta e outros cuidados. “É uma forma de redução de danos”, afirma a enfermeira Maria Lídia, supervisora do setor. “Apesar de oferecer consulta de emergência, atendimentos pontuais e individuais e todo o acolhimento do centro, os pacientes são os protagonistas do seu tratamento”, ressalta.

Atendimento ao usuário de álcool e drogas

Desde 2022, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III) conta com estrutura e espaço na QNN 16, Área Especial, próximo à estação do metrô Guariroba. O Caps está de portas abertas das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e de 7h às 19h nos finais de semana e feriados.

Clique aqui e saiba mais sobre o Caps AD III Ceilândia.