Carreta da Visão retoma atendimento
Carreta da Visão retoma atendimento
Mais de mil atendimentos nesta terça-feira (06)
A Unidade Móvel de Oftalmologia conhecida como Carreta da Visão retomou suas atividades nesta terça-feira (6), no ginásio de Esporte de Ceilândia – QNM 14, Guariroba, ao lado da estação do metrô. Somente hoje foram 988 consultas e 228 cirurgias de catarata. Cinco profissionais realizaram os procedimentos.
Os pacientes maiores de 60 anos e os que foram agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal têm prioridade. O acesso ao atendimento é das 6h às 17h e por ordem de chegada. O paciente deve apresentar um documento de identidade e o cartão SUS.
A Carreta da Visão é composta de cinco consultórios, um centro cirúrgico capaz de operar três pacientes simultaneamente com suporte do anestesista. O paciente que passa pela cirurgia de catarata recebe óculos escuros para evitar a claridade, o colírio que deve usar conforme orientação médica e retorna no dia seguinte para avaliação pós-operatória.
A SES/DF desde que iniciou a Carreta da Visão, já realizou mais de 5 mil cirurgias e 9 mil consultas. A maior procura são de pacientes de Ceilândia (62,5%), Taguatinga ( 8,5% ) e Riacho Fundo (5%).
O oftalmologista Hélvio Durante de Oliveira destaca a importância da Carreta da Visão na vida dessas pessoas. ”Não tem preço uma ação como essa. O fato de ver milhares de pessoas idosas curadas, enxergando melhor, nos dá a certeza de continuarmos com nosso objetivo”.
Por Júlio Duarte, da Agência Saúde DF