Cepav Jasmin recebe cartilhas para conscientização do combate ao abuso sexual contra crianças
Cepav Jasmin recebe cartilhas para conscientização do combate ao abuso sexual contra crianças
Livretos foram doados pelo TJDFT e vão auxiliar no atendimento de vítimas de violência
Thaís Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues
Um Presente Especial, este é o título da cartilha que o Centro de Especialidade para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav) Jasmin recebeu na última quinta-feira (27). Os mil exemplares foram doados pela Coordenadoria de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) às crianças atendidas pelo centro especializado a entender sobre o abuso sexual.
As cartilhas doadas fazem parte da campanha Maio Laranja, que conscientiza sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. “Ela usa uma linguagem bem simples para que a criança possa entender o que é o abuso sexual”, destaca Carlos Vanderlinde, coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude TJDFT. Para ele, o livreto ilustrativo e lúdico tem o objetivo de esclarecer e informar à criança do seu direito à integridade física e emocional. A cartilha está disponível na página do TJDFT.

“A distribuição será feita para as crianças que participam do grupo Cuidado Vigilante”, afirma a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência (Nupav), Sônia Inácio dos Santos, que destaca a importância dos folhetos para auxiliar o atendimento.
Atendimentos
O Cepav Jasmin atende crianças e seus familiares em situação de violência sexual, física, negligência e maus-tratos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pelos Conselhos Tutelares das regiões, pelas escolas e instituições privadas de saúde. A instituição também oferta atendimento a adolescentes ofensores sexuais que estão em medida socioeducativa em meio aberto encaminhados pela justiça. Além dos casos encaminhados, o setor oferta acolhimento por livre demanda. “Não atendemos só a criança ou adolescente, e sim a família”, destaca Sônia Inácio dos Santos.

O serviço conta com equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistente social e enfermeiros. O centro está localizado no setor ambulatorial do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.