CERPIS realiza oficina de Cataplasma de Repolho
CERPIS realiza oficina de Cataplasma de Repolho
Poduto pode ser usado para o tratamento de dores articulares
O Centro de Referência em Praticas Integrativas em Saúde (CERPIS) de Planaltina vai realizar no dia 11 de março, às 8 horas, em sua sede, ao lado do Hospital de Planaltina, uma oficina sobre o uso do repolho e de seus benefícios terapêuticos.
A oficina vai informar sobre os vários usos do repolho com demonstrações práticas de como pode ser utilizado no tratamento de dores articulares. E também em terapias externas, como compressas, escalda-pés, envoltórios, banhos e cataplasmas, que é uma aplicação de uma papa medicamentosa que se aplica, entre dois panos, a uma parte do corpo dolorida ou inflamada.
Segundo o coordenador do CERPIS, Marcos Freire, as oficinas integrativas são de simples execução e podem ser reproduzidas pela pessoa dentro da própria casa. “Portanto, são muito apropriadas para o emprego na Estratégia Saúde da Família e nos cuidados da enfermagem, devido às propriedades curativas do repolho”, explica.
Os participantes da oficina também farão aulas de automassagem, dança circular e ouvirão o depoimento de quem já usou.
As oficinas realizadas pelo CERPIS, de acordo com Marcos, são voltadas para profissionais de saúde e a comunidade de Planaltina. “Após esta, os participantes estarão aptos a orientar e realizar as aplicações utilizando o repolho”, afirma.
Tatiane Gomes