06/06/2022 às 13h08 - Atualizado em 06/06/2022 às 13h19

Curso da Saúde é publicado em livro da Opas

Estratégias educativas no contexto da pandemia conquistaram reconhecimento nacional

Willian Matos, da Agência Saúde-DF | Edição: Margareth Lourenço

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) reconheceu um curso realizado pela Secretaria de Saúde no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus. A entidade publicou o trabalho Curso de atualização para conselheiros de saúde no Distrito Federal: adaptação de estratégias educativas no contexto da pandemia de covid-19, em seu livro “Laboratório de Inovação: Conselhos de Saúde e participação social na resposta à covid-19”. A obra da Opas é um espaço de reconhecimento e divulgação de criações inovadoras feitas por órgãos de saúde de todo o país.

O curso atualiza conselheiros de saúde sobre as políticas voltadas à pandemia e também repassa à população informações acerca da covid e da atuação de gestores. O diretor de Controle Social da Secretaria de Saúde, AB-Diel Andrade, ressalta a importância de englobar o cidadão comum neste processo. “Não é possível ter um sistema de saúde sem a participação social. Buscamos para que ele possa fazer parte da construção das nossas políticas”, defende.

O curso foi dividido em quatro módulos: atenção primária à saúde; vigilância à saúde; promoção à saúde; e conferências e conselhos de saúde. As aulas e palestras começaram em abril de 2021 e foram até dezembro do mesmo ano, de maneira remota por conta da pandemia, o que de certa forma fez com que o conteúdo alcançasse mais pessoas. “Como as aulas ficaram no YouTube, não só os conselheiros de saúde do DF aderiram, mas de outros estados também”, explica AB-Diel Andrade.

O diretor comenta ainda o fato de ter um projeto publicado em um livro da Opas. “Isso mostra que temos aprimorado a relevância da produção da Secretaria de Saúde para assuntos relacionados ao controle social a um ponto que nos permite fazer trabalhos que tenham destaque nacional.” O conteúdo foi produzido pela Diretoria de Controle Social da Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), o Conselho de Saúde do Distrito Federal e a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS).

Outros trabalhos

Além do curso, o livro da Opas traz outros três trabalhos realizados no Distrito Federal: o projeto Ação conjunta Covid-19 – uma experiência de cooperação interinstitucional no DF; o I Fórum popular de saúde para o enfrentamento da Covid-19 e suas consequências no DF: a experiência na mobilização de plenária popular com a tecnologia digital e o trabalho “O desafio de gerar potentes ações de comunicação assertiva para o enfrentamento à pandemia, mobilizando os movimentos sociais com segurança e sensibilizando a população com respeito às medidas de distanciamento social”.

Confira o livro na íntegra: Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na Resposta à COVID-19 - APSREDES - Inovação na Gestão do SUS