14/12/2023 às 15h54

DF leva atendimento especializado ao público da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos psiquiatras da SES atenderam cerca de 150 pessoas no evento

Michelle Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Amanda Martimon

A atuação de equipe multiprofissional da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) permitiu o atendimento de 150 pessoas durante a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio. "A pasta se fez presente com uma equipe de atendimento de 30 profissionais e uma sala de apoio para atender ao público”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que participou da edição e reforçou a importância do debate e da presença do órgão.

Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos psiquiatras do DF prestaram serviço especializado nos quatro dias de evento no Espaço Eva Faleiros - Apoio em Saúde Mental, local de acolhimento e atendimento dos participantes. “A equipe deu apoio à Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) na triagem e no atendimento de mais de 150 pessoas em um espaço humanizado na abordagem às crises psíquicas que, por ventura, pudessem se desencadear durante o evento”, acrescenta a diretora dos Serviços de Saúde Mental da SES-DF, Fernanda Falcomer.
 

"A pasta se fez presente com uma equipe de atendimento de 30 profissionais e uma sala de apoio para atender ao público”, explica a secretária de Saúde do DF, que participou da edição e reforçou a importância do debate e da presença do órgão. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

A pasta de Saúde do DF também participou da Exposição Morar e Liberdade, levando produtos artesanais produzidos pelos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial do Distrito Federal (Caps). Com o tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, a Conferência terminou nesta quinta-feira, 14.

No evento, representantes de diferentes segmentos sociais se reuniram para apontar os rumos de uma política pública mais abrangente para a saúde mental. Mais de 1,3 mil delegadas e delegados eleitos nas etapas estadual e do Distrito Federal, além de 174 pessoas eleitas em conferências livres nacionais, participaram dos debates. Comunidades terapêuticas, modelos de internação e cuidado em liberdade estiveram entre os temas abordados.

Para Fernanda Falcomer, a Conferência vai fortalecer a implementação da Política Nacional de Saúde Mental em todo o país. “Momentos como estes são muito importantes porque permitem a participação na elaboração das políticas públicas, um dos preceitos do Sistema Único de Saúde”

Sobre a conferência
A edição 2023 foi batizada com o nome de Domingos Sávio em homenagem ao médico neurologista e sanitarista brasileiro, falecido em junho de 2023. A conferência reconhece a significativa contribuição do profissional para o movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Sávio foi coordenador da área de saúde mental do Ministério da Saúde entre 1991 e 1996.
 

No evento, representantes de diferentes segmentos sociais se reuniram para apontar os rumos de uma política pública mais abrangente para a saúde mental. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.