Dia Internacional de Síndrome de Down terá comemoração
Dia Internacional de Síndrome de Down terá comemoração

Data é celebrada em todo o mundo em 21 de março
BRASÍLIA (19/3/15) – Neste sábado (21), é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Aproximadamente 10,5 mil pessoas no Distrito Federal e entorno possuem a doença e estima-se que no Brasil o número seja de 450 mil. Para comemorar a data, que faz alusão aos 21 cromossomos responsáveis pela alteração genética, haverá diversas programações no Congresso Nacional, Câmara Legislativa, entre outros locais do Distrito Federal (confira abaixo).
De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 500 pessoas que possuem a doença que compromete a aprendizagem e desenvolvimento motor são atendidas no Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (Cris Down), que funciona no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Na unidade de referência, os pacientes são assistidos por uma equipe multidisciplinar composta por clínicos, pediatrias, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Outras áreas, que atuam em parceria para atendê-los, são a oftalmologia, odontologia, ginecologia e endocrinologista.
A coordenadora do CRIS Down, Moema Bezerra, destaca a relevância do serviço. "A melhora é significativa sob todos os aspectos emocionais e físicos. Se o acompanhamento ocorrer desde o primeiro ciclo de vida, que é a infância, o paciente terá um bom desenvolvimento da fala, motor e cognitivo", disse.
As consultas ocorrem a cada 6 meses e a terapia é realizada de acordo com a necessidade de cada um. Quem tem interesse no tratamento, pode participar das reuniões de apresentação do programa que ocorrem em todas as primeiras sextas de cada mês, às 7h30, com ressalva em feriados. A agenda é aberta e, na ocasião, o interessado deve preencher a ficha cadastral para ser encaminhado aos atendimentos.
O serviço multidisciplinar segue as diretrizes do Ministério da Saúde e foi inaugurado oficialmente em 26 de março de 2013. Antes, o atendimento era oferecido no Centro de Saúde 11, na quadra 905 norte, no entanto, o trabalho não ocorria com a integração de várias especialidades.
DOENÇA - Conhecida também como trissomia do cromossomo 21, a doença ocorre em razão de um erro na separação celular durante a divisão embrionária e, em vez de dois cromossomos no par 21, são gerados três. As pessoas com a alteração possuem rosto arredondado com olhos semelhantes aos dos orientais e orelhas pequenas, além de mãos menores com dedos mais curtos. A doença pode ser detectada durante a gestação ou após o nascimento.
Programação:
1) Homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down – Sessão Solene na Câmara dos Deputados
Dia: 27/03, sexta, às 15h
Local: Plenário Ulysses Guimarães, Anexo II da Câmara dos Deputados
2) Educação, Cultura e Esporte – Um Caminho para a Inclusão, no Senado Federal
Dia: 19/3, às 14h
Local: Auditório Petrônio Portela, Senado Federal
3) Exposição "Bolhas", de Augusto Corrêa
Dia: 23/03 a 01/04, horário comercial
Local: Galeria do Senado Federal
4) Sessão Solene da Câmara Legislativa
Dia: 24/3, terça, às 10h
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal
5) CaminhaDown no Parque Olhos D'Água
Dia: 21/3, sábado
Local: Parque Olhos D'Água
9h- Concentração no Parque Olhos D'água
10h- Caminhada com cortejo da Tumba La Catumba
11h- Piquenique colaborativo com as famílias ao som do Kid Criolina
6) Homenagem ao dia Internacional da Síndrome de Down
Dia: 21/3, às 16h
Local: Terraço Shopping
Festa com música e histórias.