07/05/2022 às 14h30

Dia Nacional de Prevenção da Alergia é lembrado neste sábado (07)

Data chama atenção para o diagnóstico e o tratamento da doença que tem origem em falha imunológica

Willian Matos, Agência Saúde DF | Edição: Margareth Lourenço

As unidades básicas de saúde são a porta de entrada para o tratamento de alergias. Hospitais devem ser procurados em casos de urgência e emergência, como em reações graves. Foto: Sandro Araújo - Agência Saúde DF

Neste sábado (7), é Dia Nacional de Prevenção da Alergia. A data, definida pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) em parceria com o Ministério da Saúde, chama atenção não só para a prevenção, mas também para o diagnóstico e o tratamento de doenças alérgicas.

A alergia é uma falha imunológica. O corpo se torna hipersensível ao reagir a substâncias que geralmente são imunogênicas, como ácaros, mofo, cosmético, entre outras. Também há casos em que a pessoa é considerada atópica, quando há hipersensibilidade de origem genética. Qualquer indivíduo independente da idade está sujeito a alergias.

A prevenção é evitar os os agentes desencadeantes, como alimentos, medicamentos, poeira, mofo, substâncias químicas etc. Na rede pública, o primeiro atendimento para o paciente com suspeita de alergia é feito nas unidades básicas de saúde (UBS). Os quadros persistentes são encaminhados para hospitais como o da Asa Norte (Hran), de Taguatinga (HRT), Materno Infantil de Brasília (Hmib), e da Criança (HCB).

Saiba qual a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa

Pacientes com diagnóstico de doenças crônicas como asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite atópica ou imunodeficiências primárias devem manter tratamento preventivo conforme orientações médicas. A automedicação não é recomendada, nem a suspenção de tratamentos sem antes conversar com o médico.