22/07/2013 às 12h44

Emergência de HRSAM passa por reforma

 Box de emergência terá sua capacidade ampliada de três para sete leitos

As obras de ampliação do box de emergência do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) foram iniciadas na última sexta-feira (19) e estarão concluídas em aproximadamente quatro semanas.

O  box de emergência, que dispõe de três leitos,  após a reforma passará a contar com sete leitos, o que permitirá dobrar a capacidade de atendimento na sala vermelha. Já a sala amarela, que tem hoje oito leitos – quatro femininos e quatro masculinos - receberá pontos de oxigênio a vácuo e de ar comprimido.  

“Com essa reforma daremos mais suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de ampliar nossa capacidade de atendimento às urgências e emergências”, explicou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Fontes.

Para o diretor do Hospital Regional de Samambaia, Élio de Aguiar, a ampliação do box de emergência é imprescindível para a população de Samambaia. “Essa reforma melhorará muito a assistência médica aos pacientes, já que dobrará a capacidade de atendimento”, informou.

Durante as obras haverá uma redução na capacidade de leitos do box de emergência, mas os casos de emergência serão atendidos normalmente o que restringirá o encaminhamento de pacientes transferidos de outros hospitais e pelo Samu.  

Centro cirúrgico ganha mais uma sala

O centro cirúrgico do HRSam já foi ampliado. A unidade, que contava com duas salas, agora dispõe de três ambientes para cirurgias de pequena e média complexidade. Além disso, todos os focos cirúrgicos foram trocados.

“Com essas ampliações, sairemos de uma média de dez cirurgias eletivas, para, no mínimo, 60 procedimentos por mês, a partir do mês de agosto”, informou o chefe da Unidade de Clínicas Cirúrgicas, Ricardo da Silva Gomes.    

O HRSam realiza, atualmente, no centro cirúrgico procedimentos de pequena e média complexidades, como cirurgia para tratamento de hérnia, colescistectomia (vesícula), reconstrução de trânsito intestinal, vasectomia, mastectomia com reconstrução mamária, tireoidectomia, entre outras.

GDF investe R$ 3 milhões em reforma no HMIB

O Hospital Materno Infantil (HMIB) começou a reestruturar a sala de espera da Emergência da Pediatria do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), que faz parte de uma reforma geral que a Unidade vai receber até final de 2013.

As reformas foram iniciadas para adequar a Unidade às exigências do Programa Nacional de Humanização da Diretoria de Vigilância Sanitária.

De acordo com a coordenadora geral de saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, esse será o primeiro passo para melhor receber os pacientes. “Estamos melhorando a qualidade do serviço de saúde. Essa reforma vai fazer com que as pessoas que utilizam o HMIB possam receber um atendimento de qualidade em um ambiente ainda mais agradável”, disse.

Entre as obras previstas, para este ano, será renovada a pintura externa do Hospital, troca do piso da Emergência da Pediatria por um emborrachado e antiderrapante, remodelagem do guichê de atendimento, criação de uma sala de banho mais estruturada para atender as crianças, entre outras ações.

 

Iêda Oliveira