17/11/2020 às 14h49

Exposição de fotos com recém-nascidos no HRL destaca mês da prematuridade

Estão previstas oficinas de ofuroterapia, Canguru no Sling, posicionamento do recém-nascido e outras atividadesNovembro RoxoNovembro Roxo

Evento foi organizado pela equipe da Ucin do HRL - Foto: Divulgação

  LUIZ FERNANDO CÂNDIDO, DA REGIÃO LESTE    

O Hospital da Região Leste (HRL) montou uma exposição fotográfica para comemorar o - mês de conscientização da prematuridade. Os quadros destacam bebês prematuros que participaram de um ensaio fotográfico com a temática lúdica. A ação foi organizada pela equipe da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), e as fotos foram tiradas pela fotógrafa voluntária Laís Tavares.

 

Outras atividades deverão ser realizadas ao longo do mês, como oficinas de boas práticas com recém-nascidos. Por conta da pandemia, pequenos grupos de mães serão formados. A superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beviláqua, destaca que “o chama atenção para a Prematuridade e busca apoio para a melhoria nos cuidados dos bebês prematuros e das suas famílias”.

 

Raquel acrescenta que a Secretaria de Saúde promove ações e eventos ligados à prematuridade, trazendo informações importantes sobre prevenção e reflexões bastante pertinentes acerca da humanização demandada para esse tipo de atendimento médico.

   

A gestora lembra que além dos avanços tecnológicos, é preciso também uma qualificação contínua das equipes multidisciplinares que atendem esse tipo de caso, a fim de que se mantenham atualizadas e possam sempre garantir um atendimento seguro e de qualidade para todos os bebês, sempre de forma humanizada.

  Agradecimentos à equipe  

O trabalho e o carinho dos profissionais da unidade neonatal com as mães e os bebês prematuros são sentidos pelos pacientes, como a Jaciara Pereira de Paula, moradora de São Sebastião e mãe da princesa Clara Rodrigues de Paula. A filha tem 11 dias de internação.

 

"O atendimento com a Clara está sendo maravilhoso. Os profissionais são incríveis, muito atenciosos no acompanhamento. A Clara faz redinha, fez o contato pele a pele e teve um desenvolvimento ótimo. Já ganhou peso e crescimento", diz.

   

Já a servidora do HRL, Iara Alves dos Santos Felisbino, também precisou de tratamento para o filho em 2013. Na ocasião, o recém-nascido ficou 18 dias internados na Ucin. Hoje, com sete anos, ela conta que o menino está saudável.

 

"Eu trabalhava no pronto-socorro e a equipe foi muito carinhosa, os médicos, fisioterapeutas, equipe de enfermagem. Sempre muito atenciosos com ele. Foi primordial pra ele ficar bem porque era difícil o acesso venoso dele. Eu fiquei como mãe nutriz, teve a fototerapia para ele", lembra.

 

Treinamento

 

Os servidores que participaram da abertura do evento receberam um breve treinamento com a equipe Astem, empresa que realiza manutenção dos Baby Puff – ventilador mecânico manual em T - equipamento de extrema importância para reanimação do recém-nascido prematuro. O Hospital da Região Leste conta com três equipamentos na Unidade de Neonatologia e dois no Centro Obstétrico.

   

A supervisora de enfermagem da Unidade Neonatal, Lucyara Simplício, conta que o equipamento é utilizado para realizar a ventilação manual. “Os pacientes que necessitam de suporte de oxigênio e precisam de internação na neonatologia são encaminhados do Centro Obstétrico para neonatologia com este equipamento”, frisa.

 

Oficinas

 

Outras atividades serão desenvolvidas ao longo do mês. Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o Núcleo Funcional (fisioterapia, fonoaudióloga, e terapia ocupacional) e a enfermagem irão realizar oficinas com grupo reduzido de mães, mantendo cuidado com o distanciamento. Na ocasião, serão abordados a ofuroterapia (banho terapêutico), canguru no Sling, cuidados com posicionamento do RN, organização do RN no leito, amamentação e prematuridade, cuidados com prematuro pós alta e estimulação precoce.

 

A Unidade Neonatal tem dez recém-nascidos internados, sendo nove na Ucin Convencional e um na Ucin Canguru. Todas atividades poderão ser realizadas com os recém-nascidos em casa após a alta da unidade.