Gama promove reunião com cidades da região metropolitana
Gama promove reunião com cidades da região metropolitana

Objetivo é discutir o sistema público de saúde nas localidades
BRASÍLIA (22/6/15) - A Coordenação Geral de Saúde do Gama realizou na última quinta-feira da (18) uma reunião com a Regional de Santa Maria, Regionais de Saúde de Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Jardim Ingá, Céu Azul e Cristalina para discutir propostas e pactuar ações, com o objetivo de estreitar as relações entre as cidades do Distrito Federal e os municípios da região metropolitana que, encaminham pacientes para atendimento no HRG e no Hospital de Santa Maria.
"O encontro foi muito positivo, tivemos a oportunidade conhecer a atual realidade dos serviços que são oferecidos para a população da região, começamos e organizar os protocolos de fluxo e contra fluxo de pacientes e também tivemos uma visão detalhada de como está estruturada o serviço de atenção básica e do atendimento das especialidades médicas em cada município", destacou o médico Eunilson Lima, chefe da clínica médica e organizador da reunião.
Cada cidade apresentou os serviços de saúde disponíveis, as especialidades médicas e quais a maiores dificuldades para o atendimento dos pacientes de maior gravidade.
Para Alberto Sinvaldo, diretor do hospital de Valparaiso, "a reunião direcionou ações que possam ser pactuadas para otimizar os processos de trabalho das unidade de saúde envolvidas no atendimento aos moradores de cada localidade. Um dos desafios é de melhorar os mecanismos de comunicação e identificar o problema de cada um para que possamos prestar uma assistência de qualidade à população do entorno, do Gama e de Santa Maria".
Mapear as demandas de especialidades médicas ambulatoriais, otimizar os leitos de internação, estruturar melhor a assistência aos pacientes crônicos que podem ser assistidos em domicílio, aperfeiçoar o fluxo e contra fluxo de pacientes que procuram as emergências, pactuação da carta de serviços de saúde de cada regional, a implantação de um grupo permanente de discussão foram as principais propostas discutidas e que serão implementadas pelo grupo.
Conforme Eunilson Lima foi acordado entre os representantes que as reuniões para discutir as situações ocorrerão mensalmente e o segundo encontro está marcado para o dia 23 de julho.
HRG - o Hospital do Gama presta assistência para cidades do Distrito Federal, moradores de 25 municípios de Goiás, cinco de Minas Gerais e quatro da Bahia com crescimento populacional da região metropolitana e a grande procura por assistência em saúde de moradores de Bahia e de Minas Gerais, a unidade de saúde passou a ser referência para quase um milhão de pessoas. O serviço de emergência adulta é o mais procurado, dados de 2014 apontam que foram realizados 259.456 mil atendimentos, sendo que 92.752 mil foram de pacientes com residência fora do DF o que corresponde a 36% de casos atendidos no pronto socorro da unidade.
Moradores do Novo Gama foram os que mais buscaram assistência no HRG, resultando em 39.805 mil atendimentos, seguidos de Valparaíso de Goiás com 21.905, Luziânia somou 20.934, Cidade Ocidental com 6.099. Os demais municípios de Goiás, Minas Gerais e Bahia somaram 3.932 pessoas atendidas