GDF entrega a sétima Clínica da Família a população
GDF entrega a sétima Clínica da Família a população

Nesta quarta-feira (9), a região de Samambaia ganhou a sua quarta Clínica da Família que atenderá cerca de 20 mil pessoas que moram nas quadras próximas da Unidade, e terá capacidade de receber cinco equipes da Estratégia Saúde da Família.
A Clínica funcionará na quadra 302, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e contará com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos em higiene bucal.
De acordo com o secretário de saúde, Rafael Barbosa, a inauguração de mais uma Clínica da Família faz parte das medidas que visam o resgate da atenção primária proposto pelo GDF. “Estamos promovendo a mudança do modelo de assistência com foco na Saúde da Família”, afirmou.
Para a subsecretária de Atenção Primária da SES/DF, Rosalina Sudo, Samambaia já conta com uma equipe grande que cuida atenção básica da população local. “A região possui, atualmente, cerca de 60% de cobertura do programa, sendo que temos 36 equipes atuando diretamente”, disse.
Durante a solenidade, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ressaltou que a nova Unidade tem estrutura para fazr o atendimento integral às famílias da região. “A Clínica atenderá desde crianças, gestantes, idosos até doentes crônicos. Esta é mais uma etapa na política de fortalecimento da atenção primária desenvolvida pelo Governo do Distrito Federal”, ressaltou.
Maior Clínica da Família na região
Com um espaço físico de 1.039m², a quarta clínica da família da cidade é a que possui maior instalação, comparando as outras três, que tem em torno de 744m². Essa unidade conta também com um número maior de consultórios odontológicos, sendo cinco salas – umas delas está preparada para receber equipamento de raios-X para odontologia.
Além das consultas agendadas, os moradores terão atendimento por demanda espontânea para problemas agudos. Serão oferecidos serviços de acolhimento, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, planejamento reprodutivo, pré-natal, curativos, acompanhamento de doenças crônicas como, hipertensão e diabetes, tuberculose, hanseníase, grupos de tabagismo, atividades educativas em saúde e atendimento a pequenas urgências.
Sete unidades
Ao todo, já foram construídas sete clínicas da família, sendo quatro em Samambaia, uma no Areal, uma no Recanto das Emas e uma em Nova Colina/Sobradinho.
Nos últimos dois anos, Samambaia recebeu três Clínicas da Família que, em 2012, realizaram mais de 35 mil procedimentos. Outro ganho para a cidade foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento do Distrito Federal (UPA), localizada na QS 107 de Samambaia Sul, que já fez mais de 190 mil atendimentos. Neste semestre, foi inaugurado também o Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas (CAPS-AD), que, em dois meses, realizou mais de mil atendimentos e acolheu mais de 400 usuários adultos.
Celi Gomes