GDF entrega mais um centro de saúde reformado no Gama
GDF entrega mais um centro de saúde reformado no Gama
Fotos: Renato Araújo

10 mil pessoas são atendidas na unidade
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, entregaram nessa segunda-feira (15) a reforma e modernização do centro de saúde 05. Durante dez meses o prédio passou por reformas na rede hidráulica, elétrica, além de pintura geral e readequação dos espaços físicos para atender melhor a população. O o investimento aproximado foi de R$ 900 mil.
“Quarenta unidades de saúde foram reformadas e entregues em todo o DF. São 20 unidades por ano com ambientes dignos de trabalho e infraestruturas modernizadas. No Gama três unidades estão sendo entregues à comunidade e o processo para as reformas dos centros de saúde 02, 04, 08 e 06 já está em andamento”, disse o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Ele ressaltou, ainda, que o Gama passa por uma grande revolução na saúde e a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) passou de 12% para 60%, contando com 26 equipes.
O governador Agnelo Queiroz ressaltou o esforço da equipe de governo para recuperar a saúde pública no Distrito Federal. Agnelo agradeceu os profissionais de saúde do CS05 pelo empenho e dedicação para atender a população no período da reforma.
Com a readequação da área física, o CS05 conta agora com uma sala de recepção, três salas de acolhimento para as equipes da Estratégia Saúde da Família, dois consultórios de clínica médica, um para atendimento de infectologia, dois para odontologia , dois para ginecologia, um de pediatria, um de nutrição, laboratório, sala de vacina, sala de curativos, farmácia, arquivo e banheiros para portadores de deficiência.
Cerca de 10 mil pessoas são assistidas pela unidade, que é referência para atendimento em HIV/AIDS na região sul. A área de abrangência são os moradores do setor central das quadras pares e ímpares e mais as quadras 22,25,26,38,40,42,43 do Setor Leste. A unidade passa por mudanças no atendimento para o formato Estratégia Saúde da Família, que oferece assistência mais resolutiva e humanizada, onde a prioridade são as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde das famílias. A atenção vai do recém- nascido ao idoso de forma integral, com uma visão ampliada da comunidade onde está inserida.
O CSG05 também oferece atividades de práticas integrativas de saúde como automassagem, Liang Gong, ginásticas nas quadras, Tai chi chuan e programa de tabagismo. A equipe de profissionais é composta de cinco pediatras, um infectologista, três clínicos, um ginecologista, um odontólogo, um generalista, um médico saúde da família, nutricionista, assistente social, oito enfermeiros, 22 auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo.
Obras no Gama - Em 2012, o Governo do Distrital Federal entregou para a população do Gama, a reforma do centro de saúde 04, o Núcleo de Hemotologia e Hemoterapia e Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Gama, com 20 leitos de internação.
Este ano, a Secretaria de Saúde, lançou um pacote de obras que serão realizadas na cidade, como as reformas dos centros de saúde 02,04, 08, do Posto Rural de Ponte Alta de Cima, construção da UPA, da Academia da Saúde, reforma e adequação da unidade de internação de clínicas médica para inserir o serviço de terapia renal substitutiva aguda, reforma da unidade de diálise, construção dos reservatórios de água e a reforma do laboratório de patologia clínica do HRG. Durante a inauguração, o secretário de saúde Rafael Barbosa informou que em julho está previsto o edital de licitação que definirá a empresa que vai construir o novo hospital do Gama, que terá capacidade para 500 leitos e 50 leitos de terapia intensiva.
Eliane Simeão