10/10/2022 às 18h04

Mais de 7,5 mil novos computadores para a saúde pública do DF

Investimento é de R$ 35,6 milhões e visa a modernização e integração dos sistemas de comunicação entre as unidades. Primeiros equipamentos chegaram nesta segunda (10)

Agência Brasília

Mais da metade dos computadores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal será substituída por novas máquinas até o fim do ano. Para isso, foram adquiridos 7.569 equipamentos para as unidades de saúde da linha de frente, como unidades básicas de saúde, hospitais, policlínicas e centros de atenção psicossocial. As primeiras unidades chegaram nesta segunda-feira (10). O GDF investe R$ 35,6 milhões na ação. 

“Estamos trabalhando para renovar todo nosso parque tecnológico. A compra desses computadores é o primeiro passo para a modernização e integração dos sistemas de comunicação das unidades”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. 

Mais da metade dos computadores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai ser substituída por novas máquinas até o fim do ano. Foto: Sandro Araújo - Agência Saúde DF

De acordo com o coordenador especial de Tecnologia de Informação em Saúde, Aluízio Stremel, os novos computadores vão facilitar o acesso a sistemas utilizados no atendimento à população, como os de registro de procedimentos e acesso a prontuários. “Com processadores melhores e softwares atualizados, haverá ganho de estabilidade e agilidade”, prevê. 

Com a nova compra o percentual de computadores atualizados passará de 60%. O setor de tecnologia da informação também trabalha para realizar upgrades em máquinas antigas: "Nos últimos 90 dias, reintegramos 380 computadores", revela o coordenador. 

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com aproximadamente 15 mil computadores espalhados entre as unidades de atendimento ao público, vigilância sanitária, administração central, laboratórios e SAMU, dentre outras unidades. Pouco mais de mil máquinas são classificadas como modernas.