21/02/2024 às 23h12

GDF reforça orçamento para contratação de 741 profissionais de saúde

Investimento é de R$59,9 milhões para contratar médicos temporários e nomear demais carreiras. Os recursos estão garantidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

Agência Saúde-DF

A saúde pública do Distrito Federal vai ganhar reforço. O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (21), a autorização para contratação de 200 médicos temporários e reforço orçamentário que possibilitará a nomeação de 156 enfermeiros, 180 técnicos de enfermagem, 115 agentes comunitários e médicos especialistas. Ao todo, 741 profissionais vão passar a integrar as equipes de saúde.
 

A saúde pública do Distrito Federal vai ganhar reforço. O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou a autorização para contratação de 200 médicos temporários e reforço orçamentário que possibilitará a nomeação de 156 enfermeiros, 180 técnicos de enfermagem, 115 agentes comunitários e médicos especialistas.Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF. 

Tanto a contratação temporária quanto as possibilidades de nomeações são fruto de medidas adotadas pelo Decreto Nº 45.448, de 25 de janeiro de 2024, que declarou situação de emergência no âmbito da saúde pública no DF, em razão do risco de epidemia por doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

A medida tinha sido anunciada pelo governador Ibaneis Rocha em evento na manhã desta quarta-feira. “Assinarei hoje o decreto para a contratação desses profissionais, isso tudo para reforçar o combate à dengue em nossos hospitais, nas nossas tendas, ajudando cada vez mais a população do Distrito Federal”, declarou.

Para a contratação dos médicos temporários e nomeação de demais carreiras, o GDF vai investir R$ 59,9 milhões. Os recursos estão garantidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

Duzentos médicos generalistas vão reforçar o atendimento nos Serviços Hospitalares de Emergências da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), fundamentais para a continuidade da assistência à saúde para a população do DF. Os profissionais serão contratados por meio de processo seletivo simplificado, com validade de seis meses, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. A carga horária será de 20 horas semanais.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, ressaltou a importância da chegada dos profissionais para diversas áreas de atendimento à população do DF. “Esse momento de ampliação da nossa força de trabalho demonstra todo foco e importância que o nosso governo dá à saúde. São categorias extremamente vitais nesse momento de emergência. Conclamamos todos os nomeados que tomem posse e os médicos nos deem a honra de fazer parte dos nossos quadros. A população precisa de todos nós”, concluiu a gestora.
 

A secretária de Saúde ressaltou a importância da chegada dos profissionais para diversas áreas de atendimento à população do DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.