Gratificação como incentivo para médicos temporários
Gratificação como incentivo para médicos temporários
Processo seletivo para contratação de mais 70 médicos de cinco especialidades deve sair no próximo semestre
Jade Abreu, da Agência Saúde
O Governo do Distrito Federal vai oferecer gratificação de 25% sobre o vencimento para 251 médicos temporários. O benefício será pago aos profissionais, de todas as especialidade, para tornar o ingresso no serviço público um pouco mais atraente. Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a intenção é incentivar esses servidores a se manterem nos quadros da rede pública de saúde.

"Esse profissional não tem vínculo com o governo. Assim quando encontra um emprego em que pode receber mais, é normal que saia daquele serviço. Estamos criando condições para que o cargo público de médico temporário seja também competitivo e assim fortalecer a rede", afirma a secretária.
Para o subsecretário de Gestão de Pessoas, Evillásio Ramos, a gratificação também terá a função de estimular os profissionais aprovados em concurso de temporário a priorizarem as nomeações nesses certames. "Tem acontecido muito de elaborar edital para 100 vagas; os profissionais serem aprovados, mas no final, nem mesmo um terço se apresenta para tomar posse", explica .
Para ele, a gratificação é uma forma de atrair também mais candidatos. “Já que percebemos que, a principal causa do desinteresse é a defasada remuneração oferecida em comparação àquela paga aos servidores de carreira e as praticadas no mercado de trabalho", acrescenta Ramos.
O Projeto de Lei nº 2873, de 2022 - de autoria do Executivo - autorizando as gratificações foi aprovado na sessão ordinária de quarta-feira (29) passada na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Concurso temporários
A Secretaria de Saúde prepara novo edital de processo seletivo para a contratação temporária de mais 70 médicos, sendo 30 da família e comunidade com 40 horas de serviço.
As 40 vagas restantes serão divididas por quatro especialidades: 10 para anestesia, 10 para neonatologia, 10 para pediatria e mais 10 para psiquiatria. Esses profissionais terão carga horária de 20 horas semanais. O concurso ainda está sendo elaborado internamente, mas a previsão é de que a prova ocorra no segundo semestre deste ano.
Profissionais efetivos
No último domingo (26), a Secretaria de Saúde também fez o concurso para a contratação de 230 médicos, 101 enfermeiros e 50 cirurgiões-dentistas. Da parte médica, são 47 especialidades para apresentar um reforço das equipes de trabalho. O edital teve 34 mil inscritos e, além da contratação, será feito o cadastro reserva.