Grupo Vida e Saúde promove arraial na UBS 6 de Ceilândia
Grupo Vida e Saúde promove arraial na UBS 6 de Ceilândia
Festa junina proporciona integração entre comunidade e servidores. Grupo oferece diariamente aulas de dança, exercícios, alongamento e outras práticas
Isabela Graton, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti
Reunir todos os dias com outras pessoas para praticar exercícios físicos, como alongamento e dança, mudou a vida da senhora Maria Julieta Carmo, 84 anos, moradora do P. Sul, que há anos participa do grupo Vida e Saúde. Isso porque, além de sentir os benefícios das aulas na sua saúde física, ela também percebe uma grande melhora na saúde mental: “Sou só eu e meu esposo e ele não para em casa. Então, venho pra cá triste e saio alegre! A gente brinca, a gente ri, a gente sai animado. Como passo muito tempo sozinha, esse lugar é muito bom pra mim.”

Maria Julieta foi uma das várias integrantes do grupo que participou da festa junina realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) 6 de Ceilândia na tarde da última sexta-feira (28). Em meio às comidas típicas, sorteio de brindes e muita música, os participantes se divertiram, interagiram com os voluntários do grupo e servidores da UBS e até dançaram quadrilha.
“O grupo é muito unido, a gente fala que vai fazer um café da manhã e cada um traz um pratinho. Nós comemoramos os aniversariantes, o dia das mães, o dia do idoso, o dia das mulheres e outras datas importantes para promover essa integração entre as pessoas e fazê-las se sentirem bem”, explica Selma Ribeiro, membro da comunidade que atua como voluntária do grupo Vida e Saúde há 11 anos.

Esses momentos de comemoração são essenciais porque ajudam a fortalecer os laços entre os participantes, trazendo ainda mais bem-estar para todos, afirma a integrante do grupo, Maria Aparecida do Rosário, 61 anos: “O importante é essa interação entre as pessoas, né? Fiz muitas amizades no grupo. Então, é muito bom ter esses momentos pra gente celebrar juntos”.
Promoção de saúde física e mental
Atualmente, o grupo Vida e Saúde conta com cerca de 130 pessoas cadastradas e os professores oferecem diariamente aulas de dança, exercícios, alongamento, Lian Gong e outras práticas. Em média, são cerca de 100 participantes.
O propósito é estimular o cuidado diário com a saúde, tanto física quanto mental, promovendo o bem-estar dos membros da comunidade. “Nosso maior objetivo é abrir as portas da Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer essa conexão com a comunidade, trazendo o pessoal para dentro da UBS. Por isso, eventos como esse são tão importantes”, ressaltou Vanderson Moreira, enfermeiro e gerente da unidade.
Alguns dos integrantes são direcionados para as aulas ao serem atendidos na UBS, outros vêm por indicação de amigos e conhecidos da região.
Todos relatam uma melhoria na saúde e alguns seguem participando das aulas há quase uma década, como a senhora Angelina Costa dos Santos, 68 anos. “Tem mais de oito anos que eu frequento. Gosto de tudo porque cada dia tem um professor, aí cada dia tem uma aula diferente. Tenho percebido uma melhora grande na minha saúde física e fiz muitas amizades aqui”, ressalta.

O grupo é aberto para pessoas de todas as idades da comunidade e as aulas acontecem diariamente, de segunda a sexta-feira, na UBS 6 de Ceilândia.