25/06/2018 às 14h15

Hospital da Criança recebe Certificado de Acreditação Hospitalar

TEXTO: AGÊNCIA SAÚDE

EXCELÊNCIA – O HCB entra, agora, para um grupo bastante restrito de excelência em saúde no país. Apenas 254, dos 6.099 hospitais brasileiros, são certificados pela ONA (4,16%). Dos 733 hospitais do Centro-Oeste, só 18 estão acreditados (2,45%). No DF, apenas 11 hospitais – todos particulares – passaram por esse tipo de avaliação.   A certificação do HCB confirma a seriedade do trabalho feito pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável pela gestão do hospital desde sua inauguração, há sete anos, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Por esse motivo, o Certificado de Acreditação Hospitalar será entregue ao Icipe, que recebe um atestado de qualidade da sua gestão à frente da unidade.   AVALIAÇÃO – O Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), instituição acreditadora habilitada pela ONA, realizou visitas de auditoria nos dias 28, 29 e 30 de maio às dependências do HCB, para verificar inúmeros quesitos, como a análise de documentos e prontuários, visitas a prestadores de serviços, entrevistas com gestores, funcionários e pacientes, além de criteriosa avaliação da assistência direta ao paciente, verificando o cumprimento dos requisitos do Sistema Brasileiro de Acreditação, dispostos no Manual Brasileiro de Acreditação.   Alguns dos pontos fortes citados pela instituição avaliadora, sobre o Icipe, foram a forma como o Instituto planeja as ações, de forma estruturada, para alcançar os resultados, a gestão transparente e o fato de a entidade ter criado um índice próprio de inflação interna para a gestão financeira do hospital.   RESULTADO – Na ocasião, os avaliadores puderam atestar a qualidade dos serviços prestados e dos mecanismos de gestão, que garantem a sustentação de um serviço de saúde íntegro e seguro.   O certificado é válido por dois anos e o hospital receberá, conforme previsto no Manual de Acreditação ONA, visitas de manutenção, com o objetivo de se verificar a evolução e a permanência na adequação dos quesitos avaliados. O processo é contínuo e as avaliações, periódicas.   DADOS – Em sete anos de gestão do Icipe, o HCB fez cerca de 3 milhões de atendimentos, com 99% de aprovação dos usuários e 96% de aprovação dos funcionários.