Hospital de Base: 63 anos oferecendo atendimento de referência em alta complexidade
Hospital de Base: 63 anos oferecendo atendimento de referência em alta complexidade
Cerimônia de aniversário, nesta terça-feira (12/9), homenageou servidores ativos e aposentados e contou com presença de autoridades da capital
Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
Inaugurado em 1960, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi homenageado nesta terça-feira (12) por seus 63 anos de atendimento. A unidade é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para assistência de casos de alta complexidade, como politraumas, emergências cardiovasculares, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, atendimento onco-hematológico (Cacon II) e transplantes.

A área de 54 mil metros quadrados, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é ocupada por 4 mil colaboradores e 634 leitos, tornando o HBDF o maior hospital do Centro-Oeste e um dos mais importantes do país. Em 2019, a unidade passou por uma ampla reforma administrativa, ficando sob o guarda-chuva do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF). A mudança ofereceu autonomia e flexibilidade para solucionar demandas, com manutenção integral do atendimento exclusivo e gratuito aos usuários do SUS.
Nascido no HBDF, o governador Ibaneis Rocha relembrou, durante a cerimônia, o período em que passava horas no local quando sua mãe atuava na instituição e garantiu que a saúde é uma prioridade para a sua gestão. "Hoje, vejo que as coisas estão melhorando bastante, na área de rastreabilidade, nos ambientes físicos, na contratação de novos profissionais, na diminuição da espera por UTIs [Unidades de Terapia Intensiva].”
Estavam presentes ainda, o diretor-presidente do Iges-DF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior; o superintendente do HBDF, Bruno Sarmento; a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio; o deputado distrital Jorge Vianna e o deputado federal Ismael Alexandrino.
Ao som da Orquestra Filarmônica, a atuação e dedicação dos servidores ativos e aposentados foram reconhecidas pelas autoridades. “São mais de mil trabalhadores da Secretária de Saúde [SES-DF] cedidos à unidade, a maior parte de técnicos de enfermagem e médicos. Abrimos a opção para que esses servidores retornassem e vimos que a maioria desejava continuar no HBDF, porque é uma casa acolhedora e um exemplo”, declarou a secretária de Saúde.
O objetivo da gestão da SES-DF, de acordo com Florêncio, é fortalecer a rede de saúde para que os casos de alta complexidade sejam atendidos no HBDF, e os de menor risco, nos hospitais regionais. Para alcance dessa meta, está em construção, por exemplo, o Hospital Clínico Ortopédico de Guará, que contará com 160 leitos.
Atendimento de qualidade
Idealizado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, o HBDF possui a missão de prestar assistência integral e humanizada aos serviços de saúde de alta complexidade, aliada à produção de conhecimento.

“Este hospital é grandioso desde a sua inauguração e permanece sendo o maior. Espero que continue assim pelos próximos anos”, desejou Sarmento. “Fomos as primeiras turmas de residência, primeiras cirurgias de alta complexidade cardiológica e pioneiros em tantos outros”, complementou. O superintendente também apontou recentes marcos, como o diminuição de 4 mil pessoas na lista de espera e a formação de equipes multidisciplinares para os casos de alta complexidade.
Para o diretor-presidente do Iges-DF, o HBDF é parte integrante dos brasilienses e um forte alicerce no desenvolvimento de pesquisas, no atendimento e no cotidiano. "São inúmeras vidas salvas pelo profissionais que aqui estão ou estiveram e também são muitas famílias que tiram o sustento a partir do trabalho que desenvolvem neste hospital”, finalizou.