28/06/2024 às 17h42

Hospital São Vicente de Paulo promove festa junina tradicional com servidores e pacientes

Há mais de 20 anos, o arraial do HSVP proporciona momentos de alegria e descontração na unidade

Isabela Graton, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues

Barraquinhas de comidas típicas, música ao vivo, quadrilha e um touro mecânico: essas foram algumas das atrações disponíveis no arraial promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga, na tarde de quarta-feira (26). 

Realizada há mais de 20 anos, a festa junina do HSVP traz um momento de descontração para pacientes. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Realizado há mais de 20 anos, o arraial se tornou tradição na unidade, que é referência em atendimento de saúde mental. “O objetivo é ter esse momento de descontração, de interação dos pacientes com os servidores e, às vezes, com os familiares”, explica o Diretor Geral do Hospital, Cassiano Teixeira de Morais.

A organização da festa é um esforço conjunto. Normalmente feita pelos servidores do Núcleo de Atividades Terapêuticas (NUAT), este ano a organização do arraial teve participação de outras áreas. Os pacientes contribuíram com a decoração, confeccionando bandeirinhas e painéis temáticos de São João.

“A festa é um momento muito especial. É um momento de lazer, mas também de socialização”, ressalta a terapeuta ocupacional Bruna Fassanaro, chefe do NUAT.

A equipe do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) organiza o arraial  todos os anos promovendo integração e lazer para os pacientes. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Os participantes da festa cantaram, conversaram, se divertiram e até dançaram uma quadrilha improvisada, além de desfrutarem de comidas típicas servidas pela equipe.

“Essa é uma iniciativa muito importante porque os pacientes gostam, eles aproveitam muito esses momentos de lazer. As pessoas que estão em sofrimento psíquico ainda querem aproveitar as festas tradicionais que todos gostamos”, pontuou Cassiano. Além dessa, outras datas comemorativas são celebradas no HSVP todos os anos, como Natal, carnaval e aniversário do hospital.