03/09/2024 às 16h05

HRC celebra 43 anos de história

Semana de aniversário foi comemorado com a participação dos servidores, voluntários e pacientes

Agência Saúde-DF

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) completou 43 anos de funcionamento na terça-feira (27). Para comemorar a data, foi organizada uma série de atividades para os servidores e a comunidade durante toda a semana: café da manhã coletivo, atualização dos cartões de vacinação para servidores, apresentações culturais, sorteio de brindes, terapias integrativas, além do tradicional bolo de aniversário.

O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) organizou uma série de atividades para comemorar 43 anos de história. Foto: Arquivo Pessoal

O superintendente da Região Oeste de Saúde, André Luiz de Queiroz, dedicou aos servidores do hospital os festejos da semana. “A base e o coração do HRC são as pessoas que trabalham nele. Trabalham em um serviço que é de grande responsabilidade, mas conseguem fazer o melhor. Somos uma grande família”, enaltece.    

Maria Helena de Lourdes é servidora da Secretaria de Saúde há 36 anos, todos eles dedicados ao HRC. Conhecida como Leninha, ela se orgulha da história construída no hospital. “Comecei trabalhando na limpeza e depois fui passando por vários setores. Sou do tempo em que fazíamos as fichas dos pacientes à mão”, relata. Embora já tenha completado os requisitos para aposentadoria, Leninha não pretende desfrutar do benefício. “Gosto muito de trabalhar no HRC. Fiz grandes amigos, meus filhos nasceram aqui. O HRC é minha casa, não vou me aposentar tão cedo”, reforça. 

Maria Helena de Lourdes, a Leninha, trabalha há 36 anos no HRC: “fiz grandes amigos, meus filhos nasceram aqui. O HRC é minha casa”.  Foto: Arquivo Pessoal

O HRC foi construído em 1981 para atender a população de Ceilândia, que, na época, estava em pleno crescimento. Atualmente, além de a região administrativa de Ceilândia a maior do Distrito Federal além da o hospital atende Região Administrativa de Sol Nascente/Pôr do Sol, somando quase 500 mil habitantes, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo dados da Gerência de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (GPMA) do hospital, em 2024 já foram realizadas 2351 cirurgias, 2113 partos, mais de 90.000 atendimentos de emergência, além de 390.000 exames laboratoriais.