HRT alerta sobre riscos de doenças renais no Dia Mundial do Rim
HRT alerta sobre riscos de doenças renais no Dia Mundial do Rim
Cerca de 300 pacientes serão atendidos na campanha
BRASÍLIA (11/3/15) – Em 12 de março comemora-se o Dia Mundial do Rim, em homenagem à data, a coordenação Geral de Saúde de Taguatinga (CGST) realizará, nesta quinta-feira (12), a partir das 08h, campanha de prevenção de doenças renais no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
O evento que tem como tema "Rins Saudáveis" faz parte das ações educativas instituídas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia em todo o país. As atividades relacionadas ao Dia Mundial do Rim têm como principal objetivo alertar a população sobre a adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água e mudança de estilo de vida.
No HRT, o evento é organizado pela equipe multidisciplinar da Nefrologia do Hospital, composta por 32 profissionais e espera-se realizar 300 atendimentos. Os pacientes passarão pela aferição de pressão arterial e glicemia capilar. O foco da ação é realizar a triagem de possíveis pacientes acometidos de patologias renais, promover o diagnóstico precoce e, consequentemente, indicar o tratamento adequado para cada caso.
Conhecida por ser uma inimiga silenciosa e progressiva, a insuficiência renal crônica "seca" os rins lentamente até chegar ao ponto do paciente necessitar de atendimento de hemodiálise (filtragem do sangue). Isso acontece com mais frequência quando o indivíduo é diabético ou hipertenso, fazendo parte do grupo de risco predisposto para diálise.
O coordenador da Nefrologia da SES-DF, Sávio Agresta, alerta a população sobre outros grupos de risco propensos às doenças renais "É preciso chamar atenção das pessoas que estão acima do peso, tabagistas, obesos, e àqueles que têm portadores de doenças renais crônicas na família," explica.
Para quem pensa que beber muita água é o único requisito para ficar livre de sofrer doença renal, engana-se. É o caso da paciente Márcia Regina da Silva, 38 anos. "Sempre gostei de beber boa quantidade de água por dia, mesmo assim em 2005 comecei a ter infecção urinária continuamente e a sofrer enjoos, desta forma descobri que tinha insuficiência renal. De lá para cá, são dez anos fazendo hemodiálise, três dias por semana", relata a estudante.
No HRT, são realizadas 600 hemodiálises mensalmente. A cada ano são registrados 50 novos pacientes. Já no DF, estima-se que até 10% da população adulta sejam portadores de algum quadro de perda de função renal. Dentre as principais causas da insuficiência renal crônica destaca-se a hipertensão arterial, o diabetes e a glomerulonefrite (inflamação crônica dos rins).