Lacen treina equipe que vai atuar na ampliação da estratégia de testagem para covid-19
Lacen treina equipe que vai atuar na ampliação da estratégia de testagem para covid-19
Treinamento ocorre em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e novos postos estarão em pontos estratégicos do Distrito Federal
LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO
A equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) realizou, nesta quarta-feira (22), treinamento com a equipe que vai atuar nos novos postos de testagem para Covid-19 a serem inaugurados, em breve, pela Secretaria de Saúde e entidades parceiras.
Os 64 profissionais foram contratados pelo Sesc e treinados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da equipe do Lacen. Eles serão divididos pelos postos e atuarão por 30 dias. São enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos. O treinamento ocorreu durante o período da manhã, na sede do Sesc, em Brasília.
O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno Moreira, destacou que a estratégia, a partir de agora, é testar os sintomáticos e assintomáticos contactantes – aqueles que estiveram expostos ao vírus, mas não possuem sintomas, ou seja, são casos suspeitos. “Queremos testar mais e retirar os casos positivos de circulação, para diminuir a transmissibilidade”, explicou.
A enfermeira Ariadna Ribeiro, 35 anos, que participou do treinamento, está na expectativa para iniciar o trabalho. “Isso vai ampliar a oportunidade de mais pessoas testarem. E estamos aqui para somar nesse esforço”, disse a profissional que já tem experiência nesse procedimento.
PARCERIA
“Desde o início da pandemia o Sesc tem apoiado o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde, fazendo testagem e no apoio à vacinação”, ressaltou o diretor de programas sociais do Sesc, Guilherme Reinecken, que esteve presente no treinamento.
De acordo com a farmacêutica bioquímica do Lacen, Alessandra Pinheiro, uma das ministrantes do treinamento, o teste rápido de antígeno mostra se a infecção viral está ativa. “A coleta é feita por meio de swab nasal e deve ser feita nos primeiros dias de sintoma, entre o 1º e o 7º dia, sendo mais sensível perto do 5º dia. O resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos, sendo, por isso, considerado um teste rápido”, pontuou.