29/07/2013 às 20h36

Lar dos Velhinhos recebe visita de mestrandos da Fepecs

95 idosos atendidos voluntariamente por equipe multidisciplinar


Profissionais da rede pública de saúde, mestrandos da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs/SES), prestaram assistência aos 95 residentes do Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante, no último sábado (27).

Uma equipe multidisciplinar de alunos e docentes composta por 14 médicos, 4 nutricionistas, 1 psicólogo, 1 farmacêutico e 6 enfermeiros fizeram avaliação, receitaram medicamentos e marcaram cirurgias que serão feitas em parceria com o Hospital Universitário de Brasília e o Hospital de Base. A visita ainda contou com a presença da Diretora da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS) e psiquiatra, Maria Dilma Theodoro.

Para a coordenadora do Lar dos Velhinos, Michelle Aparecida Pereira da Silva, o acompanhamento dos profissionais vem melhorando a autoestima dos idosos. “Está sendo visivelmente positivo para eles porque com o atendimento eles se sentem cuidados e podem conversar sobre os assuntos que os afligem”, explica Michele.

Maria José Ferreira, 70 anos e Euri Alves da Costa, 63 anos, moradores do lar aprovaram a iniciativa dos mestrandos. “Achei a consulta ótima! Há muito tempo não fazia uma consulta tão completa. Além disso, achei que não foi tão rápido como nos hospitais e agora a doutora conhece todos os meus problemas de saúde”, relata Francisco. “O trabalho dessa equipe é muito bonito. Sinceramente reduz a solidão”, conta Euri.

A visita faz parte do estágio supervisionado de uma das linhas de pesquisa do mestrado: Qualidade em Assistência À Saúde do Idoso e da Mulher. Serão ao todo 18 encontros até outubro, realizados sempre as terças e aos sábados com o objetivo de formar profissionais críticos, capazes de prestar um atendimento de qualidade, com vistas à transformação do modelo de atenção, da promoção e da prevenção da saúde baseada em evidências.

“O estágio é a oportunidade de vivenciar a realidade e oferecer condições de observação, análise e reflexão de forma integrada dos conhecimentos adquiridos no curso, possibilitando também o exercício da ética profissional, o intercâmbio de informações e experiências concretas”, relata a docente Alessandra Arrais.

O mestrado profissional em Ciências para a Saúde da Fepecs/SES/DF foi criado em 2011. Com duração de dois anos, possui atualmente 36 alunos matriculados em uma única área de concentração – qualidade da assistência à saúde – com duas linhas de pesquisa - Qualidade em Assistência À Saúde do Idoso e da Mulher. Esse mestrado é oferecido apenas em São Paulo e em Brasília.

“O diferencial deste tipo de mestrado é que ele é voltado especificamente para o servidor da rede de saúde e proporciona todas as ferramentas para alto nível de qualificação dos serviços prestados”, explica a coordenadora do programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde da Fepecs/SES/DF, Ana Patrícia de Paula.

Saiba mais:
Fundado em 1980, o Lar dos Velhinhos Maria Madalena abriga idosos desamparados. Atualmente com 98 residentes, o Lar garante atendimento integral nas áreas de saúde, higiene, alimentação, medicamentos e habitação.

Contato: 3552-0504/ 3552-0872

Ana Luiza Greca