Mais cinco regiões receberão operação contra dengue neste sábado (7)
06/03/2020 às 18h19
Mais cinco regiões receberão operação contra dengue neste sábado (7)
A ação terá 100 agentes de Vigilância Ambiental e 250 bombeirosAedes aegyptiAedesAedes aegyptiLeandro Cipriano, da Agência SaúdeFotos: Bruno Esaki e Geovana Albuquerque, da Agência Saúde

As regiões de Ceilândia, Sobradinho I, Recanto das Emas, Taguatinga e Guará receberão, neste sábado (7), mais uma operação de Dia D contra dengue para eliminar o mosquito . Ao todo, 100 agentes de Vigilância Ambiental e 250 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal participarão das ações, que contarão com 25 viaturas. O ponto de concentração será a Administração Regional do Recanto das Emas, a partir das 8h. Serão feitas inspeções domiciliares e comerciais, com tratamento biológico. A população será mobilizada no combate ao mosquito e receberá orientações sobre como evitar os focos do em suas residências. A última operação foi realizada em 29 de fevereiro, nas regiões de Vicente Pires, Santa Maria, Gama, Estrutural e São Sebastião. Na ocasião, as equipes se empenharam em percorrer o maior número de casas, identificar focos e eliminá-los, além de orientar a população. A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde também executa um trabalho constante de visita às residências e locais com prováveis focos do , trabalhando com manejos ambientais, aplicação de fumacê e educação ambiental. As ações são promovidas pela Sala Distrital de Combate à Dengue, que já utilizou drones para verificação de terrenos com edificações fechadas ou abandonadas e, também, helicópteros. Além disso, cemitérios são vistoriados, carros abandonados pelas ruas são retirados, e paradas de ônibus antigas que acumulam água passam por limpeza.
COMBATE AO AEDES – O engajamento da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti. A principal forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito é manter o monitoramento constante nas residências, sempre buscando evitar água parada e a proliferação do inseto.
Confira algumas dicas: – Mantenha caixas d’água, tonéis e barris de água tampados; – Mantenha garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo; – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água; – Em caso de identificação de focos do mosquito, acione a Vigilância Ambiental pelo telefone 160.