Parque da Cidade tem manhã de domingo com sensibilização sobre o aleitamento materno
Parque da Cidade tem manhã de domingo com sensibilização sobre o aleitamento materno
Saúde, em parceria com órgãos do GDF, ofertou um momento de celebração e serviços
Érika Bragança, da Agência Saúde-DF
Neste domingo (20), o Parque da Cidade foi mais um palco para ações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Em parceria com outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e instituições que seguem juntas nesse caminho com o tema, as mamães e familiares puderam participar de várias atividades de saúde, como vacinação e testagem, atividades físicas, rodas de conversa e o momento “mamaço”, em que a mamães se reúnem para amamentarem juntas. Durante o evento, cerca de 800 pessoas circularam nas ações até o seu encerramento.
O mês do aleitamento materno, Agosto Dourado, traz vários eventos de sensibilização, cuidado e capacitação. Na Secretaria de Saúde do DF, desde o primeiro dia em que a data oficial é celebrada, os profissionais realizam diversas ações nas unidades da pasta. São desde unidades básicas às de alta-complexidade como o Hospital de Base do DF. Com a atuação dos bancos de leite, os profissionais aproveitam para captar mais doadoras para as maternidades de neonatologia da rede pública e privada.
Só no Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 250 bebês internados por dia em hospitais precisam de leite materno. A pasta registrou no último mês 50% de doadoras a menos que o mês anterior, e segue na sensibilização da população para manter o estoque do Banco de Leite Humano do Distrito Federal adequado, o que torna a campanha ainda mais importante. A coordenadora das unidades, Miriam Santos, destaca a importância de manter os estoque sempre cheios e ainda os diversos serviços que o banco de leite pode oferecer para a população.
“O Distrito Federal tem uma rede robusta e com visibilidade internacional. Isto é fruto de muito trabalho junto às equipes e de servidores comprometidos. Além disso, mesmo com todo o comprometimento, não seria possível essa rede, sem a sensibilização das mamães. Este é um trabalho diário que acontece tanto nos bancos de leite, nas unidades básicas de saúde e nos hospitais. Com muito esforço que vem ao longo de mais de 40 anos de história, conseguimos tirar as fórmulas de nossas maternidades para os bebês internados na neonatologia”, ressalta Miriam.
Na última semana, a SES-DF recebeu uma delegação de Moçambique para treinamento e conhecimento das unidades da rede pública. A equipe veio para aprender os processos e entender toda a logística que ainda é compartilhada com as equipes do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal. Uma parceria que dura há mais de três décadas. Com isso, as ações extramuros durante o mês, como a ação do Parque e até exposição itinerante com as mamães lactantes fazem parte de uma estratégia de divulgação e sensibilização.
Mariane Curado, participou com a família no evento deste domingo. Servidora da Saúde, ela é mãe e amamenta o pequeno Natan. Ressaltou a importância de iniciativas assim para dar visibilidade aos serviços gratuitos oferecidos no SUS e que ajudam de forma significativa as milhares de mamães que passam por diversas dificuldades nesse período de amamentação.
“Eu considero este evento um sucesso porque além de ver a saúde aqui, tem tantos outros parceiros que apoiam a amamentação de maneiras diferentes. Estar aqui é uma prova disso porque, geralmente, as pessoas não ligariam os bombeiros, por exemplo, ao trabalho do banco de leite, às parcerias hoje com a Secretaria da Mulher que tem a Casa da Mulher ajudando nesse fortalecimento feminino. Acho a ideia muito maravilhosa e no parque, que é um lugar democrático, chama bastante a atenção de quem passa. Mesmo sem amamentar, as pessoas vêm, interagem e acabam conhecendo os serviços”, ressaltou Mariane.
Na ação do aleitamento materno, a SES-DF também levou a vacinação e educação em vigilância ambiental. A equipe levou todo o material demonstrativo sobre o mosquito Aedes aegypti e seu desenvolvimento, ratos comuns no DF, aranhas e barbeiros típicos. A população contou ainda com orientação em saúde mental com a equipe da Diretoria de Saúde Mental da SES-DF. A equipe do banco de leite deu aquela força na orientação e instrução técnica sobre o aleitamento. O Serviço de Urgência e Emergência (SAMU 192 DF) ajudou mostrando o Samuzinho. Já o CBMDF levou o bombeiro mirim e bombeiro amigo.
Parcerias de peso
O projeto é uma parceria do GDF com as secretarias de Saúde, da Mulher e da Justiça, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a Administração de Brasília e a Caesb. IBRES e Secretaria de Esporte e Lazer. Há ainda apoio de parceiros como Sesc Saúde, BRB, Grupo Sefix e instituições de saúde, como a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), o Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal.